InícioNotíciasGeralCriança é picada por escorpião em escola no Jardim Dom Pedro

Criança é picada por escorpião em escola no Jardim Dom Pedro

Menina de 10 anos foi atendida na Upa Central

Uma menina foi picada por um escorpião dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor José Roberto de Pádua Camargo, no Jardim Dom Pedro, em Araraquara, na tarde desta terça-feira (13).

A estudante de 10 anos, aluna do 4º ano, sentiu uma picada quando estava dentro de uma sala destinada às atividades complementares. A professora foi avisada e um exemplar do animal peçonhento foi encontrado no local.

Segundo a direção da unidade, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi rapidamente acionado, mas a própria família decidiu transferir a menina para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Central, onde chegou em bom estado de saúde e ficou em observação.

Não foi necessária a aplicação do soro antiescorpiônico. A equipe do Centrap (Centro de Tratamento Regional de Acidente por Animais Peçonhentos de Araraquara), que fica na Vila Xavier, foi enviada para a UPA Central para acompanhar o caso de perto. O escorpião foi capturado e enviado para análise.

Segundo a Secretaria Municipal da Educação, a escola encontra-se em boas condições de limpeza. De acordo com a diretora, a última limpeza foi feita há cerca de duas semanas. A unidade seguiu todas as orientações para prevenção ao animal como a instalação de ralos que abrem e fecham, o não acúmulo de folhas e sujeira, dentre outras.

“No entanto, a região onde fica a escola (na parte baixa do Santa Angelina) apresenta esses casos devido a suas características ambientais, já que conta com grande extensão de mata e está próxima ao Córrego das Cruzes. A equipe da saúde tem realizado uma série de ações nas proximidades, em especial orientações aos estabelecimentos e residências sobre formas de prevenção”, afirmou, em nota, a secretaria.

A reportagem do Portal Morada visitou o local logo após o acidente e constatou que os locais de uso comum são mantidos limpos. No entanto, no lado oposto a entrada dos alunos, o acúmulo de lixo e o mato alto podem facilitar a proliferação de insetos e escorpiões, conforme revelam as imagens (veja abaixo).

Criança é picada por escorpião em escola municipal de Araraquara

 

 

Sair da versão mobile