A Polícia Civil de Araraquara alerta aos correntistas bancários, que golpistas estão clonando cartões eletrônicos e aplicando golpes, após os clientes utilizarem caixas eletrônicos na cidade.
Pelo menos oito casos foram registrados nas últimas horas no plantão policial. Em um dos casos um aposentado, de 67 anos, relatou em boletim de ocorrência que foi até o caixa eletrônico do banco Santander, na Avenida Duque de Caxias, para verificar o seu saldo; porém, o cartão ficou preso no equipamento eltrônico.
Indivíduos desconhecidos que estavam no interior do banco conseguiram retirar o cartão mas, logo em seguida, fugiram e levaram o cartão. O aposentado entrou em contato com o 0800 do banco e foi informado que pagamentos foramefetuados a terceiros no valor de 17 mil reais. Imediatamente ele solicitou o bloqueio do cartão e foi até a delegacia.
Em outro caso um aposentado, de 76 anos, esteve no plantão policial dizendo que foi abordado por dois homens altos e magros, que estavam no interior do banco. Eles ofereceram ajuda a vítima, que recusou o auxílio. Os homens insistiram e, ao terminar uma das operações, eles disseram que a vítima não teria encerrado a sessão. Forçando a vítima a introduzir novamente o cartão no caixa eletrônico, quando ele ficou retido.
Os estelionatários conseguiram retirar o cartão da máquina e fugiram com cartão da vítima. A operadora de cartões confirmou que foi subtraído da conta da vítima aproximadamente 12 mil reais.
Também neste sábado (27), um gerente administrativo de 32 anos de idade, registrou um boletim de ocorrência ao notar que indivíduos desconhecidos, utilizando-se do Internet Banking, efetuaram um pagamento de título, no valor de 9 mil reais. A Vítima disse que não forneceu sua senha pessoal a ninguém, mas mesmo assim foi lesado pelos estelionatários.
Já um comerciante de 35 anos, morador de Araraquara, relatou que recebeu uma ligação telefônica de um homem que se passava por funcionário do Banco Santander e pediu para vítima atualizar seu computador, afim de atualizar a senha. Após esse procedimento, o estelionatário pediu para que a vítima só utilizasse o computador após 6 horas. O comerciante desconfiou que poderia ser um golpe e, ao consultar a administradora de cartão, foi informado que 5 mil reais foram retirados da sua conta.
Outras vítimas também estiveram no plantão policial para registrar casos de estelionato. O delegado plantonista Arnaldo Davoglio disse que a polícia já iniciou investigações, mas até o momento nenhum estelionatário foi preso.
O delegado alerta ainda que as pessoas devem evitar utilizar caixas eletrônicos durante os finais de semana, pois são os dias mais utilizados pelos bandidos. Na semana passada dois homens foram presos pela polícia de Araraquara com objetos ligados a golpes em caixas eletrônicos.