agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Território da Arte de Araraquara: exposições estão na Casa da Cultura e Palacete das Rosas

Obras premiadas, selecionadas e convidadas podem ser conferidas nas exposições gratuitas
Postado em: 10/05/2022 às 15:45
Autor: Redação
Território da Arte de Araraquara: exposições estão na Casa da Cultura e Palacete das Rosas

As exposições do 19º Território da Arte de Araraquara já podem ser conferidas no Palacete das Rosas e também na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa até o dia 05 de junho. Pintura, desenho, escultura, assemblage, vídeo arte e colagem fazem parte da mostra realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria Executiva de Cultura.

Com curadoria de Lauro Monteiro e uma equipe formada por Rita Michelutti, Denise Zakaib e Cezar Almeida, o 19º Território da Arte de Araraquara apresenta como tema “À Procura da Muyrakytã”, a fim de comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna e propondo um mergulho no universo gráfico e estético inspirado da obra Macunaíma, cujo berço é Araraquara.

Em 1926, a Chácara de Pio Lourenço, denominada hoje “Chácara Sapucaia” e integrada à FCL-UNESP/Araraquara, foi palco de um acontecimento que a faria entrar para a História da Literatura Brasileira: ali naquele local e data, Mário de Andrade escreveu a obra-prima do Modernismo Brasileiro, “Macunaíma”.

Exposições 

No Palacete estão as obras premiadas na mostra, além de sete obras modernistas do acervo da Pinacoteca Municipal Mário Ybarra de Almeida. Entre os premiados, estão: André Ianni Alvares, Daniel Morais Paschoalin e Nelson Luís Carvalho de Oliveira (categoria “Premiados”); Filipe de Moura, Lucas Pereira Elias e Milena Costa Morvillo (categoria “Perspectiva Futura”) e Otavio Zani Teixeira (prêmio “Menção Honrosa”).

Já as obras da Pinacoteca, apresentam trabalhos de: Alfredo Volpi, Antonio Bandeira, Francisco Amêndola, Judith Lauand, Astir Jorge, Yolanda Toledo e Lafayete Carvalho Toledo.

Ainda, na Casa da Cultura, poderão ser conferidas 30 obras selecionadas especialmente para o Território. Participam: Alan Pessoa Garcia, Alessandra Cunha, Anderson T. Ferreira Dias, Andre Hansen de Oliveira, Annia Rízia Lima dos Santos, Bruno Rodrigues Ceccato, Carlos José Dantas, Christian Garcia Baes, Danilo Yamamoto, Diego Carvalho De Paula, Eduardo Augusto Nunes da Costa, Fernanda Raphael Rodrigues, Francisco Jose Franco dos Santos, Gustavo Bissolli, Isabela De Vita Jaha, Jorge Luis Lopes Junior, Jorge Luis Morabito, José Ferreira Junior, Manoel Messias Silva de Souza, Marcelo Ribeiro dos Santos, Maria Alzira Ballestero, Maria Fernanda Alves Eva, Mayzon Tayrone Queiroz dos Santos, Merien Rodrigues Camera, Mirla Fernandes Ribeiro, Paulo Cesar Lenço, Tânia Ribeiro Soares, Virgílio Neves, e Wesley Lima Brito.

As visitas à Casa da Cultura e ao Palacete das Rosas podem ser realizadas no horário das 9 às 17 horas, sem necessidade de agendamento.

 

Educativo 

Além das exposições, a programação também conta com um programa educativo que implica: visita às exposições com monitores, ateliê “Banquete Antropofágico”, oficinas “Livro de Artista” e o Ateliê com os Guapos. Os grupos escolares interessados em participarem da visita monitorada, devem realizar inscrições pelo e-mail [email protected] .

O Ateliê "Banquete Antropofágico", sob orientação de Tânia Mendonça e Conrado Checchi, propõe a produção de tintas a partir de legumes e frutas. Podem participar pessoas de todas as idades, inclusive crianças. O ateliê será realizado às sextas-feiras (nos dias 13, 20 e 27 maio e 03 de junho), das 15 às 16h30, em frente à Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, e as inscrições devem ser feitas previamente pelo e-mail [email protected] .

Já as Oficinas “Livro de Artista”, realizadas com Merien Rodrigues, serão direcionadas aos professores da rede municipal de ensino, em oficina no Sesc Araraquara nos dias: 31 de maio e 01, 02, 03 junho, das 9 às 12 horas.

No dia 18 de maio, em frente à Casa da Cultura, haverá Ateliê com os Guapos, com Zé Gambelli e Horacio de la Rosa, para a produção de amuletos com sementes e outros elementos, a partir das 14h30.

Toda a programação do Território da Arte é gratuita.

 

SERVIÇO:

19° Território da Arte de Araraquara

 

  • Exposições na Casa da Cultura e Palacete das Rosas

Período: até 05 de junho

Horário: 9 às 17 horas

 

  • Ateliê “Banquete Antropofágico” (com Tânia Mendonça e Conrado Checchi)

Dias: sextas-feiras (13, 20 e 27 maio e 03 de junho)

Horário: das 15 às 16h30

Local: em frente à Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa

Inscrições pelo e-mail: [email protected]

 

  • Oficinas “Livro de Artista” (com Merien Rodrigues)

Para: professores da rede municipal de ensino

Local: Sesc Araraquara

Dias: 31 de maio e 01, 02, 03 junho

Horário: das 9 às 12

 

  • Ateliê com os Guapos (com Zé Gambelli e Horacio de la Rosa)

Dia: quarta-feira (18 de maio)

Local: em frente à Casa da Cultura

Horário: a partir das 14h30

 

 

Endereços:

- Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa – Rua São Bento, 909 - Centro

- Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva – Rua São Bento, 794 - Centro

 

Grátis