agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

I Encontro de Tambores Ecos de Ngoma se encerra no domingo (07)

Programação gratuita apresenta Confraternização das Religiões de Matriz Africana, roda de Capoeira e roda de samba
Postado em: 04/08/2022 às 15:50
Autor: Redação

No domingo (07), o encerramento do I Encontro de Tambores Ecos de Ngoma se concentra no Quilombo Rosa, no Valle Verde, com programação gratuita no período da manhã e também da tarde.

“O encerramento expande a ideia de confraternização para todas as comunidades que se integram na ideia do tambor”, explica Carlos Fonseca, coordenador executivo de Cultura, lembrando que as atividades do domingo serão realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais e da Coordenadoria Executiva de Economia Criativa e Solidária.

Vale lembrar que o Encontro visa a valorização das culturas negras, das religiões de matriz africana e ameríndia, e de todas as comunidades que, de uma forma ou de outra, celebram sua existência, sua identidade e sua ancestralidade através dos tambores.

“O evento deve reunir artistas, pais, mães, filhos e filhas de santo, bem como todos aqueles que reconhecem a importância de reconhecimento, valorização e integração dessas comunidades, tradicionalmente atingidas por processos de marginalização social, a proposta é a realização de um grande encontro constituído de oficinas, mesas temáticas, vivências e compartilhamento de experiências”, aponta o coordenador.

Fonseca lembra que, apesar da liberdade religiosa ser garantida pela Constituição, a herança da escravidão, expressa nas várias formas de racismo, reforça de modo iterativo uma condição marginal para as religiões de matriz africana. “Este projeto é um esforço de resistência contra o desequilíbrio que contribui para a invisibilidade e a marginalização das religiões de matriz africana. Por meio da visibilidade, reivindica-se o reconhecimento e respeito”, pontua.

 

Programação 

A partir das 9h acontece a Confraternização das Comunidades de Religiões de Matriz Africana, e à tarde, a partir das 14h, haverá a atividade “Tambores de Todas as Nações” reunindo roda de Capoeira e roda de samba.

“Ao final da atividade da manhã, teremos uma homenagem aos pais e mães de santo que compõem a história das religiões de matriz africana em Araraquara. Depois, no período da tarde, o momento ‘Tambores de Todas as Nações’ contará com uma confraternização de diferentes sonoridades e grupos”, finalizou o coordenador.

A programação completa do Encontro, realizada nos dias 05, 06 e 07 de agosto, pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br). O evento contou com a parceria cultural com o Sesc Araraquara na abertura e com o Centro de Referência Afro Mestre Jorge nas demais atividades.

 

SERVIÇO:

Encerramento do I Encontro de Tambores Ecos de Ngoma

Data: domingo (07 de agosto)

Local: Quilombo Rosa (Avenida Lázaro Machado, 1150 - Valle Verde)

 

 

  • Atividades:

09h: Confraternização das Comunidades de Religiões de Matriz Africana

14h: Tambores de Todas as Nações (Roda de Capoeira e Roda de Samba)

 

Programação gratuita