O curso de arbitragem para futebol de campo, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Fundesport e aberto no último fim de semana (dias 1º, 2 e 3 de dezembro), em Araraquara, tem sequência em sua etapa final nos dias 8 (sexta-feira), 9 (sábado) e 10 (domingo), este com a prova prática.
De acordo com a presidente interina da Fundesport, Milena Pavanelli Simioni, o objetivo da Prefeitura é profissionalizar a categoria de árbitros em Araraquara e região, “visando contribuir ainda mais com as competições de futebol no município”.
Com a participação de 16 alunos inscritos, o curso foi aberto no dia 1º com palestra sobre profissionalização e qualificação dos árbitros de futebol, ministrada pelo presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo – Safesp, Arthur Alves Junior.
Também estiveram presentes na abertura o instrutor nacional Carlos Donizeti Pianosqui, também diretor financeiro do Safesp; Douglas D’Andréa, secretário da Escola de Árbitros “Armando Marques” (vinculada ao Safesp) e instrutor de árbitros, além dos instrutores recém- formados pela Anaf/Safesp, Jéssica Aparecida Fernandes Geraldo e Luiz Quirino.
Vale destacar que o Curso de Formação e Capacitação de Árbitros de Futebol é organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, tem apoio da Academia Paulista de Arbitragem e é realizado pelo Safesp.
Seguindo todas as determinações da Lei Federal 12.867 de 10/10/2013, o curso está em conformidade com a Lei Federal 9.615 de 24/03/1998 artigo 88, abrangendo todas as informações para a formação do profissional.
Com duração de 40 horas em conteúdos teórico e prático, as aulas são ministradas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, localizada no Ginásio de Esportes “Castelo Branco” – Gigantão, que fica na Avenida La Salle, s/n, no Jardim Primavera.