Nesta terça-feira (06), a Polícia Civil cumpriu mandado de busca em apreensão na décima fase da operação “Luz na Infância”, no Bairro Jardim Tabapuã, em Araraquara.
Diversos equipamentos eletrônicos foram apreendidos, entre celular, computador e pendrive.
Durante a ação, um homem de 48 anos foi detido e assumiu seu vício em pornografia infantil. Ele conduzido por agentes da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) para ser ouvido.
A ação foi responsável por cumprir mandados de busca e apreensão em diversos estados brasileiros e em outros países. Foram presas 37 pessoas e cumpridos 125 mandados.
O objetivo da operação é identificar e coletar provas contra os autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. No Brasil, a pena para quem armazena esse tipo de conteúdo vária de 1 a 4 anos de prisão. Já para quem compartilha, o período de reclusão é de 3 a 6 anos, e de 4 a 8 anos de prisão para quem produz conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual.
No Brasil, a ação simultânea aconteceu nos estados:
Amazonas: 2 mandados
Bahia: 3 mandados
Ceará: 2 mandados
Espírito Santo: 2 mandados
Goiás: 4 mandados
Maranhão: 1 mandado
Minas Gerais: 1 mandado
Mato Grosso: 2 mandados
Pará: 2 mandados
Pernambuco: 6 mandados
Piauí: 2 mandados,
Rio De Janeiro: 5 mandados
Rio Grande Do Sul: 4 mandados
Santa Catarina: 2 mandados
Paraná: 3 mandados
Mato Grosso Do Sul: 3 mandados
São Paulo: 63 mandados
Distrito Federal: 1 mandado
Já no exterior os mandados de busca e apreensão foram divididos entre:
Argentina: 12 mandados
Estados Unidos: 1 mandado
Panamá: 2 mandados
Equador: 2 mandados
Nas 10 fases desta operação, que teve início em 2017, ao menos mil pessoas foram presas e mais de dois mil mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Desde o início da operação, em 2017, foram cumpridos mais de 2 mil mandados de busca cumpridos e mais de 1 mil pessoas foram presas.