A Paulista Júnior Projetos & Consultoria, empresa de pesquisas da Unesp Araraquara, entrevistou 400 pessoas entre os dias 19 e 20 de setembro, em Araraquara, para saber, entre outras coisas, como a população avalia a gestão do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), que termina em 31 de dezembro de 2016.
Marcelo Barbieri foi eleito em 2008 e reeleito em 2012, com 53,61% dos votos válidos. Prestes a terminar o segundo mandato, cerca de 61% dos entrevistados consideram seu governo como ruim/péssimo. O resultado negativo é a soma de 18,53% que classificaram como Ruim e outros 42,13% que responderam Péssimo.
O índice de entrevistados que consideram a administração como Regular fica em 23,60%. Entre os que avaliam positivamente o atual governo, 13,71% consideraram Bom e apenas 2,03% como Ótimo.

Saúde, Educação e Cultura são áreas críticas
A pesquisa também apurou quais são as áreas da administração pública com a melhor e a pior avaliação entre os entrevistados. A insatisfação da população em relação a atual administração se deve, segundo o levantamento, principalmente a área da Saúde, citada por cerca de 82% dos entrevistados como a mais crítica no município de Araraquara. Em seguida, aparece Educação e Segurança, ambos citados por 33% das pessoas.
Vale ressaltar que nessa pergunta, o entrevistado poderia selecionar mais de uma alternativa.
Também foi questionada qual a área melhor sucedida em Araraquara. Nesse quesito, o destaque fica para a área da Habitação, citada por 16% – o maior índice de reconhecimento dentre as áreas apontadas pelos entrevistados. Depois, aparecem Trânsito e Esporte/Lazer, lembrados por cerca de 9%.
Apesar da opção de selecionar mais de uma alternativa, diversos entrevistados não selecionaram nenhuma alternativa.
A pesquisa, encomendada pela Rádio Morada do Sol, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número 05222/2016.
