InícioCidadesCidadeDiálogo no CRAS do Yolanda Ópice aborda a violência contra a mulher

Diálogo no CRAS do Yolanda Ópice aborda a violência contra a mulher

Programação desta quarta (6) também contou com formação continuada com a equipe técnica do Centro de Referência da Mulher

A programação do Mês da Mulher em Araraquara, que traz o tema “Mulheres pelo direito à cidade: fortalecendo as políticas públicas, promovendo a igualdade, a segurança e a inclusão”, teve sequência nesta quarta-feira (6) com mais duas atividades gratuitas.

Pela manhã, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Yolanda Ópice sediou a roda de conversa “O Centro de Referência da Mulher (CRM) no contexto do atendimento às mulheres em situação de violência em Araraquara”, que foi conduzida pela coordenadora de Políticas para Mulheres, Grasiela Lima, e a gerente do Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti”, Laís de Conti.

Grasiela Lima falou sobre a importância da atividade no CRAS. “Promovemos uma roda de conversa com as mulheres que participam do grupo de convivência de idosos e conversamos sobre as políticas públicas voltadas para as mulheres no município, destacando o enfrentamento à violência e o serviço oferecido pelo Centro de Referência da Mulher. Foi emocionante a receptividade dessas senhoras, seus depoimentos pessoais e os diálogos que estabelecemos em relação às violências cotidianas que as mulheres sofrem em todos os períodos da vida, da infância à velhice”, frisou a coordenadora.

Na sequência, no início da tarde, o Centro de Referência da Mulher, no Centro, recebeu uma atividade de formação continuada com a equipe técnica do CRM, em um encontro que teve o tema “Qualificação profissional no enfrentamento das consequências adversas das drogas sobre as mulheres”. A atividade, promovida em parceria com o Grupo PEnsAD/Curso de Farmácia/Unesp, teve mediação do Prof. Dr. Marcelo Marin. 

Grasiela destacou que o primeiro encontro do curso de extensão trouxe como tema “O histórico do contato humano com as drogas e tipos de uso”, que levou muito conhecimento às participantes. “Foi um momento de grande aprendizado para a equipe de profissionais e estagiárias do CRM, pois o Professor doutor Marcelo Marin, pesquisador sobre o tema, nos trouxe um excelente material didático que propiciou um ótimo debate e diálogos de muita relevância tendo em vista os casos atendidos pelo CRM.

No desenvolvimento do curso, que terá 20 encontros, o objetivo geral é buscar o entendimento sobre os efeitos das drogas no organismo, os principais tipos, as estratégias de redução de riscos e danos, a perspectiva de gênero e os contextos em que o uso abusivo de substâncias por parte dos homens potencializa a violência contra as mulheres”, comentou.

Totalmente gratuita, a programação do Mês da Mulher acontece entre os dias 5 e 28 de março, com atividades em várias frentes: palestras, rodas de conversas, formação, jogos de basquete, ciclo de estudos feministas, exibição de documentário, inauguração da Casa da Mulher Paulista, clube de leitoras, oficina de defesa pessoal, entre outras.

Nesta quinta-feira (7), às 18h30, na Sala de Imprensa da Arena da Fonte Luminosa (Rua Mauro Pinheiro, s/nº, Portão 1 – Vila Ferroviária) será realizada a palestra “Empoderamento das mulheres e meninas no esporte e na vida: uma vitória leva à outra”, que será ministrada por Grasiela Lima.

A atividade, que terá a participação das meninas do time sub-20 das Guerreiras Grenás, é realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, em uma parceria com o Departamento de Desenvolvimento Humano de Futebol Feminino da Ferroviária. Essa mesma atividade foi realizada na terça-feira, com o time sub-15.

Vale destacar que no dia 8 de março, data que celebra o Dia Internacional da Mulher, será realizado show com a cantora Negra Li no Distrito Araraquara (antigo CEAR). Negra Li, reconhecida como a musa da Black Music nacional, traz ao público de Araraquara uma performance única, destacando seus sucessos do Hip Hop e R&B dos seus 25 anos de carreira.

O evento tem início com a apresentação da talentosa cantora e violonista araraquarense Nayara Inorro, com um repertório que abrange clássicos do sertanejo e sucessos atuais. Confira as próximas atividades da programação:

Programação em homenagem às mulheres 2024:

Quinta-feira (07/03)

18h30 – Palestra “Empoderamento das Mulheres e Meninas no Esporte e na Vida: uma vitória leva à outra” (jogadoras do Sub 20)

Palestrante: Grasiela Lima (Coordenadora de Políticas Para Mulheres))

Parceria: Departamento de Desenvolvimento Humano de Futebol Feminino/Ferroviária

Local: SAF – Sala de Imprensa da Arena da Fonte Luminosa (Rua Mauro Pinheiro, s/nº – Portão 1 – Vila Ferroviária)

Sexta-feira (08/03)

19h – Show Negra Li (abertura com Nayara Inorro)

Local: Distrito Araraquara/ antigo CEAR (Rua Ivo Antonio Magnani, 430 – Fonte Luminosa)

21h – CBI – Basquete Feminino – Sesi Araraquara/Ituano

Local: Ginásio de Esportes Castelo Branco (Gigantão) – Av. La Salle, s/nº – Ginásio de Esportes Castelo Branco (Gigantão) – Jd. Primavera

Segunda-feira (11/03)

16h – Roda de Conversa e de Escuta “Sobre Elas Por Elas: a cidade que temos e a cidade que queremos” – Mulheres Idosas

Mediadora: Claudete Camargo Pereira Basaglia (Socióloga; Promotora Legal Popular)     

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

18h30 – CBI – Basquete Feminino – Sesi Araraquara/AD Santo André Local:         Ginásio de Esportes Castelo Branco (Gigantão) – Av. La Salle, s/nº – Jd. Primavera

19h:  Lançamento de Programas “Mulheres Pelo Direito à Cidade: Fortalecendo as Políticas Públicas, Promovendo a Igualdade, a Segurança e a Inclusão”

Apresentação: Grasiela Lima (Coordenadora de Políticas Públicas Para Mulheres)

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

Quinta-feira (14/03)

18h – Exposição Coletiva “Marielle Vive” – Dia Marielle Franco – Dia de Luta contra o Genocídio da Mulher Negra

Local: Câmara Municipal de Araraquara (Rua São Bento, 887 – Centro)

19h – Roda de Conversa “Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política, de Gênero e Raça: não seremos interrompidas?”

Mediadoras: Fabi Virgílio (vereadora); Luna Meyer (vereadora); Filipa Brunelli (vereadora); Grasiela Lima (coordenadora de políticas para mulheres); Rita Ferreira (presidenta do Conselho dos Direitos da Mulher)

Parceria: Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres/Câmara Municipal; Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher  Câmara Municipal

Local: Câmara Municipal de Araraquara (Rua São Bento, 887 – Centro)

Sexta-feira (15/03)

19h – Roda de Conversa e de Escuta “Sobre Elas Por Elas: a cidade que temos e a cidade que queremos” – Mulheres Negras

Mediadoras: Alessandra Laurindo (Coordenadora de Políticas Étnico-Raciais; Grasiela Lima (Coordenadora de Políticas Públicas Para Mulheres)

Parceria: Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais; Aquilombamento das PLPs Pretas

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

Sábado (16/03)

9h – Abertura – 2º Ciclo de Estudos Feministas Lucila Scavone: Vida e Obra de Heleieth Saffioti

Aula Inaugural: “Feminismos e Provocações”

Palestrantes: Erika Matheus (mestranda em Linguística/UNESP; educadora; coordenadora de gênero e sexualidade da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência); Rita Ferreira (mulher negra; educadora; PLP)

Parceria: Coletivo Bennu/Promotoras Legais Populares   

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

9h – Ação “Bem-Viver Mulheres”

Organização: MEA (Mulheres Empreendedoras de Araraquara)

Apoio: Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher; Coordenadoria de Políticas Para Mulheres    

Local: Quilombo Rosa (Avenida Lázaro Machado, nº 1150 – Valle Verde)

10h – Roda de Conversa “Saúde das Mulheres e Ações Preventivas que Fazem a Diferença”

Mediadora: Renata Marques (Técnica em Enfermagem)

Realização: Programa AfroMulheres (Coordenadoria de Relações Étnico Raciais e Coordenadoria de Políticas para Mulheres)

Apoio: Grupo de Mulheres do Residencial dos Oitis / Parceria: Secretaria de Saúde

Local: Quiosque do Residencial dos Oitis (cruzamento da Av. Pedro José Laroca com a Dr. Tancredo de Almeida Neves)

Segunda-feira (18/03)

19h – Posse das(os) integrantes do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres     

Local: Prefeitura Municipal (Sala de Reuniões – 6º andar) – Rua São Bento, 840 – Centro

Terça-feira (19/03)

19h – Roda de Conversa e de Escuta “Sobre Elas Por Elas: a cidade que temos e a cidade que queremos” – Mulheres Trans, Lésbicas e Travestis

Mediadora: Erika Matheus (mestranda em Linguística/UNESP; educadora; coordenadora de gênero e sexualidade da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência)

Parceria: Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos/Assessoria de Políticas LGBTQIA+       

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

20h30 – CBI – Basquete Feminino – Sesi Araraquara/Corinthians

Local: Ginásio de Esportes Castelo Branco (Gigantão) – Av. La Salle, s/nº – Jd. Primavera

Sexta-feira (22/03)

9h – Inauguração da Casa da Mulher Paulista

Local: Rua Hélio Sigoli, 383 – Jardim Adalberto Roxo

19h – Clube de Leitoras “Nossas Vozes” – Desvendando os mistérios de “A Estrutura da Bolha de Sabão’, de Lygia Fagundes Telles

Mediadora: Rebeca Chibeni

Parceria: Nossas Vozes Clube de Leitoras    

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

Sábado (23/03)

16h: Oficina de Defesa Pessoal Para Mulheres

Professor: João Gabriel Tomikawa     

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

Terça-feira (26/03)

19h: Documentário: “Sob Constante Ameaça” e Roda de Conversa e de Escuta: “Mulheres Pelo Direito à Cidade Segura”

Mediadoras: Grasiela Lima (coordenadora de Políticas para Mulheres); Sálua Kairuz Manoel Poleto (secretária de Desenvolvimento Urbano); Vanessa Souza (especialista em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência; PLP)

Parceria: Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

Quarta-feira (27/03)

19h: Roda de Conversa e de Escuta “Sobre Elas Por Elas: a cidade que temos e a cidade que queremos” – Mulheres Jovens

Mediadora: Laís de Conti (Gerente – Centro de Referência da Mulher);

Parceria: Coordenadoria de Direitos Humanos/Assessoria de Políticas para a Juventude  

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

20h – CBI – Basquete Feminino – Sesi Araraquara/BAX Catanduva   

Local: Ginásio de Esportes Castelo Branco (Gigantão) – Av. La Salle, s/nº – Jd. Primavera

Quinta-feira (28/03)

8h e 13h – Ação Formativa “O Papel da Educação Escolar na Prevenção e no Enfrentamento à Violência Doméstica”

Organizadora: Grasiela Lima (coordenadora de políticas para mulheres)

Parceria: Secretaria Municipal de Educação; Escola de Governo

Local: Secretaria Municipal de Educação (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 – Vila Xavier)

9h40 e 15h40 – Roda de Conversa e de Escuta “O que o 8 de Março tem a ver com a Juventude?”

Mediadora: Laís de Conti (gerente – Centro de Referência da Mulher); Igor Emidio (assessor de Políticas para a Juventude)

Parceria: Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos/Assessoria de Políticas para a Juventude

Local: Centro da Juventude Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso (Avenida Domingos Francisco de Paula, 395 – Jardim Pinheiros)

19h – Roda de Conversa e de Escuta “Sobre Elas Por Elas: a cidade que temos e a cidade que queremos” – Mulheres Surdas

Mediadora: Grasiela Lima (coordenadora de políticas públicas para mulheres)

Intérprete: Raquel Nogueira Chediek

Parceria: Coordenadoria de Direitos Humanos/Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

Programação gratuita

Sair da versão mobile