InícioEsporteDiplomação online conclui curso de formação de árbitros realizado em Araraquara

Diplomação online conclui curso de formação de árbitros realizado em Araraquara

Iniciativa da Federação Paulista de Futebol em parceria com a Prefeitura formou 69 novos árbitros de futebol na turma 2018/2019 de Araraquara; foi a primeira vez que o curso saiu da capital paulista

O prefeito Edinho participou da diplomação dos formandos da turma de Araraquara do Curso de Árbitros de Futebol 2018/2019, organizado pela Escola de Árbitros Flávio Iazzeti, da Federação Paulista de Futebol. São 69 alunos que concluíram o curso de árbitros, sendo 68 homens e uma mulher. Nove desses formandos são bolsistas da Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara).

O evento estava marcado para março deste ano, mas foi adiado devido à pandemia e feito de forma online no final da tarde de segunda-feira (30), com presença dos formandos e de autoridades. A secretária de Esportes e Lazer e presidente da Fundesport, Milena Pavanelli, também acompanhou a cerimônia.

Pela primeira vez, esse curso saiu da capital paulista e foi ministrado no interior de São Paulo, com todas as suas atividades feitas integralmente em Araraquara, na sede da Universidade Brasil. A formação teve o mesmo molde e a mesma carga horária dos cursos habituais realizados na capital.

Foram aulas teóricas, práticas, avaliações, simulados físicos, palestras e estágio com avaliações nas competições sub-11 e sub-13 do Campeonato Paulista de 2019. Os formandos recebem diploma de Árbitro de Futebol e podem integrar o quadro da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol.

O prefeito Edinho parabenizou os formandos e agradeceu o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, por trazer o curso para o interior.

“Para um menino ou menina que está em outra profissão e vislumbra a arbitragem, no interior, é muito difícil. O curso no interior facilita o acesso, a oportunidade. Fica a minha gratidão por aquilo que você, Reinaldo, tem feito pelo futebol paulista e pela arbitragem, fazendo com que muitos meninos e meninas possam realizar seus sonhos”, declarou.

Reinaldo, por sua vez, também agradeceu ao prefeito pela parceria. "O Edinho sempre apoia muito o futebol paulista”, afirmou. “Sejam muito bem-vindos ao quadro da Federação Paulista de Futebol”, disse o presidente da federação aos formandos.

Convidado para a cerimônia virtual, o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Leonardo Gaciba, relatou aos alunos a sua experiência na arbitragem.

“Hoje é o início de uma caminhada. A formatura de um árbitro de futebol, talvez, seja diferente de todas as outras formaturas. Vocês estão optando por um estilo de vida. Ser árbitro de futebol é um estilo de vida. Uma vida social diferente, relação com a família diferente, respirar arbitragem 24 horas por dia”, destacou Gaciba.

Carlos Augusto Nogueira Júnior, diretor da Escola de Árbitros Flávio Iazzetti, lembrou que a instituição está “desde 1953 formando árbitros para as competições paulistas, nacionais e internacionais”.

“Essa é a primeira turma realizada no interior na história. Pela dificuldade de deslocamento para São Paulo semanalmente, os alunos tiveram essa facilidade por Araraquara ser uma cidade central no Estado de São Paulo”, afirmou o diretor.

A presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, Ana Paula de Oliveira, também falou aos novos árbitros. “É um momento bonito, de transição na vida dos formandos. Resolvemos entrar no campo de jogo para ser a autoridade, para ser o equilíbrio. Não é uma missão fácil”, destacou.

O formando Rodrigo Fernandes Júnior, orador da turma, usou a palavra em nome de todos os novos árbitros. “É uma honra representar nossa turma. Um momento único, agora formados árbitros de futebol. Com certeza, valeu a pena. Aprendemos muito. Esse era nosso sonho. Vencemos essa etapa. Agradecemos nossas famílias e amigos pelo apoio, os profissionais da Universidade Brasil, os profissionais da Fundesport, à Federação Paulista de Futebol, ao prefeito Edinho, a todos os nossos professores”, ressaltou Rodrigo.

 

Sair da versão mobile