Discentes do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, da Unesp/Araraquara, lançaram, no dia 20 de outubro, a coleção “Parafernália literária”, coletânea de ensaios voltada à publicação de suas pesquisas em desenvolvimento. O título lúdico escolhido para nomear a coleção objetiva contemplar as múltiplas linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação.
“O substantivo ‘parafernália’ — cujo significado designa um conjunto de pertences, apetrechos, equipamentos de uso pessoal ou de alguma atividade profissional — combinado com o adjetivo ‘literária’ deseja apreciar as diversas ferramentas necessárias para o fazer literário, bem como seus instrumentos para o estudo e a análise crítica das obras”, explicam os organizadores na apresentação: Amanda Martins Rodrigues, Daniela de Almeida Nascimento, Gabriela Cristina Borborema Bozzo, Isabela de Siqueira Cordeiro, Lucas Almeida Dalava e Mariana de Oliveira Arantes, sob a tutoria dos professores Paulo Andrade e Brunno V. Gonçalves Vieira, coordenador e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação.
A coleção abre com dois volumes. O “Parafernália literária: teorias e crítica da narrativa”, composto por dezessete capítulos e apresenta ensaios críticos sob diferentes perspectivas e abordagens teórico-teóricas e o volume 2 “Parafernália literária – estudos sobre crítica, poesia, drama e relações intersemióticas” que traz contribuições de quatro linhas de pesquisa do Programa: História Literária e Crítica, Teorias e Crítica da Poesia, Teorias e Crítica do Drama e Relações Intersemióticas.
“A diversidade de objetos em análise, atrelada aos percursos teóricos e críticos é um indício de múltiplos interesses, mas que se aglutinam pelo viés da qualidade e da compreensão do necessário fomento ao estudo da arte literária. Nesse compilado, a literatura brasileira e as literaturas estrangeiras dialogam a favor das centralidades dos gêneros literários, respaldados por critérios de formas e de conteúdos”, finalizam os organizadores.
Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação Paulo Andrade, a coleção Parafernália, “reafirma o compromisso e responsabilidade com a Universidade Pública e com a democratização do seu conhecimento produzido, graças ao empenho do trabalho coletivo dos discentes e à parceria com a Editora Pangeia que disponibiliza a edição em formato digital e gratuito”
Os volumes podem ser baixados gratuitamente na Loja da Pangeia, após fazer o cadastro no site editorapangeia.com.br/shop.
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.