A Agência Nacional de Petróleo (ANP), autuou nesta segunda-feira (14), dois postos de combustíveis no Centro de Araraquara-SP. De acordo com o apurado, as autuações foram por irregularidades e se deu em virtude de denúncias e também do trabalho de inteligência da agência.
Durante a fiscalização, um dos postos foi autuado e interditado parcialmente. De acordo com a agência, cinco bicos e um tanque de combustíveis estavam funcionando para comercializar Etanol Hidratado (Álcool), com teor de metanol acima do limite permitido.
No outro posto, também no centro da cidade, a autuação foi pelo não funcionamento dos termo densímetros em dois bicos das bombas de Etanol. Os termo densímetros são responsável por medir a proporção de água e aditivo e, segundo a fiscalização, estavam obstruídos.
De acordo com a ANP, será aberto um processo administrativo para instrução e julgamento das infrações. A ação pode resultar em multa e outras penalidades no caso de continuidade das irregularidades. Como é processo administrativo, os responsáveis pelos postos têm respeitado o direito ao contraditório e ampla defesa.
Quanto ao posto com interdição, a ANP relatou que a medida pode ser revertida logo após a cessação das causas que determinaram sua aplicação. Os postos fiscalizados e autuados não foram divulgados pela agência.