O prefeito eleito Edinho Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (28) a nova estrutura administrativa da Prefeitura de Araraquara a partir de janeiro. O objetivo é reduzir o custeio da máquina pública e “criar as condições financeiras para superar as dificuldades e os problemas enfrentados atualmente pelo município“, conforme declarou em uma transmissão pelas redes sociais.
As atuais 20 secretarias serão reduzidas para apenas 12, ou seja, oito pastas serão extintas ou remodeladas. Além disso, Edinho Silva anunciou o corte de 12 cargos comissionados no Daae – Departamento Autônomo de Água e Esgoto – e outros 120 na Prefeitura.
Os cortes serão possíveis através da extinção de 20 coordenadorias e 90 gerências, além das oito secretarias. Segundo cálculos levantados pela equipe de transição, espera-se economizar cerca de R$ 5 milhões por ano com essas mudanças.
A nova estrutura administrativa deverá ser apresentada aos vereadores eleitos nos próximos dias, uma vez que a Câmara Municipal deve aprovar a proposta para que ela passe a vigorar.
Nova estrutura administrativa
A nova estrutura administrativa da Prefeitura de Araraquara, apresentada por Edinho Silva, extingue as secretarias de Administração, Agricultura, Habitação, Meio Ambiente, Segurança Pública e Trânsito e Transportes. Outras serão readequadas ou agrupadas numa mesma pasta.
Além disso, as subprefeituras da Vila Xavier e Bueno de Andrada serão extintas.
Veja quais serão as secretarias do futuro governo:
Planejamento e Participação Popular
Comunicação
Gestão e Finanças
Negócios Jurídicos
Saúde
Educação
Desenvolvimento Urbano
Desenvolvimento Econômico
Desenvolvimento Social
Obras e Serviços Públicos
Cultura
Esportes e Lazer
