O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, usou suas redes sociais para fazer o mais contundente pronunciamento desde que a situação do novo coronavírus entrou na pauta municipal. Horas depois da secretaria da Saúde ter confirmado 27 casos no município – o dobro dos casos do dia anterior – o prefeito disse que os números “acendem todos os sinais de alerta” e classificou a situação como gravíssima.
Araraquara saiu de 5 casos confirmados e 47 suspeitos no dia 1 de abril para 27 casos confirmados e 89 suspeitos num período de 10 dias. “Isso tem que preocupar toda a população de Araraquara”, declarou o prefeito.
Em resposta à situação, Edinho disse que vai “endurecer nas medidas”. Disse que a partir da próxima segunda-feira (13) estará suspensa a gratuidade das pessoas acima de 60 anos no transporte coletivo, já que esse grupo concentra 80% das mortes por coronavírus no país. “O centro de Araraquara está lotado”, constatou o prefeito.
Entre as medidas previstas pelo chefe do Executivo, está o endurecimento contra quem desrespeitar a quarentena. Entre as novas medidas, que deverão ser enviadas à Câmara de Araraquara na próxima semana, está a suspensão do alvará dos estabelecimentos que burlarem o decreto. “Pessoas físicas que estiverem em aglomerações também serão multadas”, antecipou.
Por fim, o prefeito reforçou um apelo para que as pessoas fiquem em casa. “Se as pessoas continuarem se aglutinando, essa estrutura [que o município está montando] não dará conta. A saúde de Araraquara entrará em colapso”, afirmou Edinho.