Na última sexta-feira (02) o Programa Oficinas Culturais Municipais finalizou a formação de um grupo de 47 educadores com o professor da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, Carlos Fonseca. O tema abordado foi “A relação processo/produto no fazer artístico, em diferentes contextos de inclusão social”.
A atividade teve início na última terça-feira (30) com a participação de 27 educadores, enquanto nesta sexta participaram outros 20. Carlos Fonseca conta que, o vídeo do espetáculo “Periferia”, realizado pela ONG EDISCA, de Fortaleza, estimulou a atividade.
“A primeira ideia era trazer um projeto social que difere da Escola Municipal de Dança e das Oficinas Culturais para fazer uma observação do produto final, ou seja, pensando o quanto o resultado acaba sendo revelador dos nosso processo. Tudo isso é estimulador – para docentes, diretores de espetáculos, agentes, sejam professores, alunos, docentes; ter um resultado como algo a ser alcançado pode servir de estímulo e, também, o resultado final pode servir de parâmetro para analisar nossas práticas.”
Assim, o professor aponta que os educadores participantes do encontro observaram diferentes locais de produção cultural, voltados para populações de vulnerabilidade social, numa perspectiva de inclusão, e “o quanto que essa conversa vinda de diferentes lugares pode servir: de estímulo à autorreflexão, para a análise de nossas práticas; e também de fomento para a gente se renovar a cada processo de produção cênica ou de processo de formação.” Na atividade, Carlos apontou ainda para que, de acordo com a idade do aluno, seja trabalhado fortemente o aspecto formativo.
“Foi muito gratificante os dois momentos com as Oficinas Culturais”, finalizou o professor.