Após anunciar, na manhã desta quinta-feira (26) o desligamento do técnico Vinícius Munhoz (clique aqui para saber mais), a Ferroviária volta suas atenções para a busca de um novo treinador para a sequência do Paulistão 2023 e, apesar do clube não confirmar os nomes sondados para assumir o cargo, dois deles aparecem como favoritos nos bastidores: Elano e Adilson Batista.
O mais forte é o de Elano, que já teve uma passagem pelo clube. Assumiu o time em abril de 2021, no lugar de Pintado, e conseguiu a classificação para as quartas de final do Paulistão, onde foi eliminado pelo São Paulo. Na sequência do mesmo ano, ‘bateu na trave’ no Campeonato Brasileiro da Série D, onde chegou às quartas de final, porém na temporada seguinte comandou o clube no Paulistão e brigou contra o rebaixamento.
Elano, hoje com 41 anos, deixou a Ferroviária com um bom aproveitamento: 58% dos pontos disputados. No segundo semestre de 2022, comandou o Náutico no Campeonato Brasileiro da Série B, porém foi demitido com apenas um mês de trabalho.
Já Adilson Batista é um nome pretendido pelo Londrina, clube que em 2023 disputa o Campeonato Paranaense e terá pela frente o Campeonato Brasileiro da Série B. Segundo Rafael Morientes, repórter da CBN Londrina, a Ferroviária estaria na concorrência para contar com o trabalho do treinador.
Adilson tem 54 anos e construiu sua carreira nos gramados como zagueiro, com sucesso em clubes como Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Atlético-MG e Corinthians. Como técnico, também passou por grandes clubes como Grêmio, Cruzeiro, Corinthians, Santos, São Paulo, Vasco, entre outros. Entre seus títulos de destaque como treinador estão dois Campeonatos Mineiros (2008 e 2009) com o Cruzeiro, um Catarinense (2006) com o Figueirense e um Potiguar (2002) com o América-RN. Também chegou à final da Libertadores de 2009 pelo Cruzeiro, que na ocasião foi derrotado pelo Estudiantes da Argentina.
Outro nome ventilado nos bastidores é o de Argel Fuchs, ex-zagueiro que já comandou clubes como Internacional, Figueirense, Ceará, Botafogo de Ribeirão Preto, entre outros. Seu último clube foi o Alverca de Portugal, clube que treinou até outubro do ano passado.
A próxima partida da Ferroviária acontece neste sábado (28), às 18h30, contra o Santos no Estádio do Canindé, em São Paulo. Com 3 pontos em quatro jogos, o clube ocupa a 13ª posição entre os 16 participantes do Paulistão, perto da zona de rebaixamento, que envolve os dois últimos colocados. Na classificação por grupos, o clube integra o Grupo B, atrás de Corinthians (7 pontos) e São Bento (5), e com a mesma pontuação do Ituano, que tem uma vitória a menos e por isso ocupa a quarta colocação. Os dois primeiros colocados de cada chave avançarão às quartas de final.