InícioEsporteElano é o novo técnico da Ferroviária

Elano é o novo técnico da Ferroviária

Novo treinador substitui Pintado, que pediu demissão nesta segunda-feira

Por meio de uma nota em seu site oficial, a Ferroviária anunciou, no início da noite desta segunda-feira (26) a contratação do técnico Elano, que chega para assumir o time na sequência do Paulistão 2021 e no Campeonato Brasileiro da Série D. Ele chega para substituir Pintado, que pediu demissão nesta segunda-feira.

A Ferroviária ocupa neste momento a vice-liderança do Grupo B do Paulistão com 11 pontos (três vitórias, dois empates e três derrotas), atrás do São Paulo (25). O time araraquarense, no entanto, pode perder sua posição dentro da zona de classificação se a Ponte Preta (10 pontos) vencer a Inter de Limeira nesta segunda-feira em Campinas. O São Bento (5) completa a chave.

O primeiro compromisso de Elano à frente da Locomotiva será contra o Santo André-SP, nesta quinta-feira (29), às 22h15, na Fonte Luminosa.

 

Carreira

Elano Ralph Blumer nasceu em Iracemápolis em 14 de junho de 1981. Iniciou sua carreira no Guarani e atuou nas categorias de base do clube até 2000. Teve uma rápida passagem pela Inter de Limeira e chamou a atenção dos grandes clubes, entre eles o Santos, que o contratou em 2001. 

No Peixe, ele brilhou no elenco que contava com outros destaques como Robinho e Diego e ajudou o clube a conquistar os títulos brasileiros de 2002 e 2004. Do Peixe, ele seguiu para a Europa, onde vestiu as camisas do Shakhtar Donetsk (Ucrânia),  Manchester City (Inglaterra) e Galatasaray (Turquia). Nesse período, era nome frequente na Seleção Brasileira e disputou a Copa do Mundo de 2010, além de levantar as taças da Copa América de 2007 e da Copa das Confederações de 2009.

Voltou ao Santos em 2010 e no ano seguinte conquistou a Libertadores. Em 2012 acertou com o Grêmio e passou rapidamente pelo Flamengo em 2014, mesmo ano em que foi para o Chennaiyin da Índia. Chegou a ser emprestado ao Santos em 2015, mas encerrou a carreira em 2016. 

Elano iniciou sua trajetória de técnico em 2017, quando assumiu o Santos após a demissão de Dorival Júnior. Ficou seis meses no clube e em seguida participou de um estágio no Palmeiras. Em 2019, foi anunciado como técnico da Inter de Limeira, por onde ficou até o segundo semestre de 2020, quando assumiu o Figueirense. Também trabalhou como comentarista esportivo da ESPN Brasil e de transmissões da Copa Libertadores da América pelo SBT.

 

Sair da versão mobile