InícioEsporteEm sua estreia no Paulistão, Ferroviária encara a Ponte Preta neste domingo

Em sua estreia no Paulistão, Ferroviária encara a Ponte Preta neste domingo

Locomotiva vai até Campinas para seu primeiro compromisso no estadual de 2017

Este domingo, 5 de fevereiro, é mais um daqueles dias especiais para os torcedores afeanos. Às 19 horas, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, a Ferroviária terá pela frente a Ponte Preta em sua estreia na edição 2017 do Campeonato Paulista da Série A1, competição que reúne os 16 melhores times do futebol estadual.
 
Regulamento

A Locomotiva integra o Grupo B, que conta ainda com São Paulo, Red Bull e Linense, o que significa que a equipe grená não enfrentará esses times na primeira fase. Segundo o regulamento, as equipes jogarão contra os times dos outros grupos. Os dois melhores de cada chave se classificam para as quartas de final, enfrentando o outro classificado da chave. Já os dois times que menos pontuarem na classificação geral serão rebaixados para a Série A2 de 2018.

Para as semifinais, os times serão ranqueados de acordo com a campanha. O de melhor campanha enfrenta o quarto, enquanto os outros dois decidem em ida e volta o outro finalista. A final segue disputada em dois jogos, assim como nos anos anteriores.

Tabela

A equipe araraquarense espera pontuar fora de casa neste domingo, visto que os dois próximos compromissos pelo Paulistão serão em casa, onde a Locomotiva enfrentará o Mirassol no sábado, 11 de fevereiro, às 17 horas, e o Audax na terça-feira, 14, às 21h30. Antes disso, no dia 8, a Locomotiva enfrentará o Asa de Arapiraca, também na Fonte Luminosa, em sua estreia na Copa do Brasil.

Em relação aos duelos contra os grandes, a Ferroviária enfrentará o Corinthians em Araraquara no dia 19 de março, enquanto atuará como visitante diante do Santos em 19 de fevereiro e do Palmeiras em 25 de fevereiro. Confira, ao final da matéria, a tabela completa da primeira fase.

Preparação
 
A preparação da Ferroviária para a competição estadual teve início logo após o término da edição 2016 do Paulistão, quando a Locomotiva escapou do rebaixamento na última rodada, mesmo após ter sido a sensação da primeira metade da fase inicial, onde conseguiu empatar com o Corinthians por 2 a 2 na Fonte Luminosa e vencer o Palmeiras por 2 a 1 em pleno Allianz Parque. Após a campanha no estadual do ano passado, a diretoria afeana encaminhou o acerto com o técnico Antônio Picoli, que já havia passado pela equipe em 2014, quando chegou perto do acesso na Série A2.

Com o desmanche ocorrido ao final do estadual, Picoli foi obrigado a iniciar uma reformulação no elenco, que basicamente foi formado por atletas revelados pelas categorias de base, como os zagueiros Patrick e Raniele, o lateral Sávio e os meiocampistas Makelelê e Kaio Fernando, que contaram com alguns reforços pontuais como o goleiro Matheus e os atacantes Bruno Lopes e Elder Santana. Com esse grupo, o time começou a se encaixar ao padrão de jogo proposto pelo treinador e conseguiu chegar à final da Copa Paulista, onde sofreu apenas duas derrotas em toda a competição e terminou com o vice-campeonato após perder a final nos pênaltis para o XV de Piracicaba.

Montagem do elenco

Após a boa campanha na Copa Paulista, a diretoria e comissão técnica iniciaram a montagem do elenco para a disputa do Paulistão e asseguraram a permanência de alguns destaques da Copa Paulista como o goleiro Matheus, os laterais Willian Cordeiro, Sávio e Ian, os zagueiros Luan, Raniele e Patrick, os volantes Rafael Castro, Renato Xavier, Makelelê, Kelvy e Kaio Fernando, e os atacantes Bruno Lopes e Elder Santana, este último liberado de última hora pelo Atlético-MG, time que defendeu na Florida Cup nos Estados Unidos.

Para reforçar o elenco, a diretoria trouxe o goleiro César (emprestado pelo Flamengo), o lateral Jonathan Bocão (ex-Goiás), o zagueiro Leandro Amaro (ex-Palmeiras e Guarani), os meiocampistas Claudinei (vindo do América-MG), Flávio (vindo do Vitória-BA), Matheus Betotto (emprestado pelo Inter-RS), Fernandinho (que atuou nos últimos 12 anos no futebol japonês), Juninho (vice-campeão paulista em 2016 pelo Audax), Alan Mineiro (emprestado pelo Corinthians) e Zé Mário (ex-Inter-RS e Coritiba), além dos atacantes Tiago Marques (em sua quarta passagem pela Ferroviária), Leonardo e Capixaba (os dois emprestados pelo Atlético-MG).

Testes na pré-temporada

O atual elenco iniciou sua preparação no dia 2 de janeiro e desde então realizou quatro testes, onde empatou por 2 a 2 com o Barretos na casa do adversário, venceu o Sertãozinho por 3 a 1 na Fonte Luminosa, perdeu para o Linense por 2 a 1 na Fonte e perdeu para o Corinthians por 1 a 0 em Itaquera. Em todos os compromissos, a defesa titular apresentou muita consistência, enquanto o setor criativo da equipe deixou a desejar, se tornando a maior dor de cabeça do técnico afeano.

A escalação será quase a mesma que foi utilizada na derrota por 1 a 0 para o Corinthians, com Matheus no gol, Willian Cordeiro e Sávio nas laterais, com Luan e Leandro Amaro na zaga. O meio-de-campo terá Claudinei, Flávio, Alan Mineiro e Juninho. A única mudança será no ataque, onde o técnico ainda não definiu o parceiro de Elder Santana. Leonardo, que iniciou o jogo de quarta como titular, ficará como opção para o segundo tempo, enquanto Tiago Marques e Bruno Lopes disputam a vaga.

Otimismo

O técnico Antônio Picoli se mostra otimista com a participação da equipe no estadual.  “Temos alguma coisa muito bem organizada em relação ao coletivo da equipe e hoje nós temos uma leitura bem interessante deste grupo. Pra esse momento de trabalho, penso que estamos no caminho certo. Vamos colher bons frutos com esse elenco”, assegura.

Adversário

Mesmo após ter perdido o técnico Eduardo Batista para o Palmeiras, a Ponte Preta vem animada para a temporada 2017. O técnico Felipe Moreira fará algumas mudanças para a partida contra a Ferroviária. O treinador vai alterar o esquema do 4-1-4-1 para um 4-3-3 com o recém chegado Ramon entrando no time como atacante centralizado na vaga de Clayson. Aberto pela direita joga Lucca, que veio de empréstimo do Corinthians, e na esquerda Willian Pottker, que foi um dos artilheiros do Brasileirão 2016. Outra mudança é na lateral-esquerda. Com a saída de Reinaldo, um dos destaques do último Brasileirão que acertou com a Chapecoense, Jeferson ganha uma oportunidade, já que Artur ainda não foi inscrito e Breno Lopes se recupera de lesão. Na zaga, Marllon, campeão da Série B com o Atlético-GO, poderia aparecer como novidade, mas a dupla Kadu e Fábio Ferreira segue mantida.
 
Transmissão

A partida deste domingo, que marca a estreia da Locomotiva no Paulistão, terá transmissão ao vivo pela equipe dos Campeões da Bola da Rádio Cultura (AM790), com o comando do narrador José Roberto Fernandes. A cobertura também pode ser acompanhada pela internet.

FICHA TÉCNICA

PONTE PRETA x FERROVIÁRIA
Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas;
Data/Horário: 5 de fevereiro, domingo, às 19h;
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Bruno Salgado Rizo.

PONTE PRETA – Aranha; Nino Paraíba, Kadu, Fábio Ferreira e Jeferson; João Vitor, Matheus Jesus e Ravanelli; Lucca, William Pottker e Ramon. Técnico: Felipe Moreira.

FERROVIÁRIA – Matheus, Willian Cordeiro, Leandro Amaro, Luan e Sávio; Claudinei, Flávio, Alan Mineiro e Juninho; Elder Santana e Tiago Marques (Bruno Lopes). Técnico: Antônio Picoli.
 

JOGOS DA FERROVIÁRIA

Domingo – 5 de fevereiro – 19h
Ponte Preta x Ferroviária
Transmissão do SporTV

Sábado – 11 de fevereiro – 17h
Ferroviária x Mirassol
Transmissão do SporTV

Terça-feira – 14 de fevereiro – 21h30
Ferroviária x Audax
Transmissão do SporTV

Sábado – 18 de fevereiro – 19h30
Santos x Ferroviária
Transmissão do PPV

Quarta-feira – 22 de fevereiro – 19h30
Ferroviária x Santo André
Transmissão do PPV

Sábado – 25 de fevereiro – 16h30
Palmeiras x Ferroviária
Transmissão da Globo

Datas não confirmadas:

Domingo – 5 de março
Ferroviária x São Bento

Domingo – 12 de março
Novorizontino x Ferroviária

Domingo – 19 de março
Ferroviária x Corinthians

Quarta-feira – 22 de março
São Bernardo x Ferroviária

Domingo – 26 de março
Ferroviária x Ituano

Quarta-feira – 29 de março
Botafogo x Ferroviária

 

Redação

Sair da versão mobile