A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo confirmou que houve ameaças de ataques contra a Escola João Manoel do Amaral, localizada no Jardim Primavera, em Araraquara. A informação circulou entre alunos, pais e funcionários da unidade, o que provocou um grande temor entre os envolvidos. As ameaças teriam partido de um grupo de alunos, mas o teor não foi divulgado.
A secretaria, responsável pelas escolas da rede estadual de ensino, afirmou que adotou todas as providências necessárias para garantir a segurança da comunidade escolar. Não houve interrupção das atividades escolares. Um boletim de ocorrência também foi registrado e as autoridades de segurança pública foram devidamente comunicadas. “A direção da unidade, que também convocou os pais dos alunos envolvidos para ações de mediação, segue à disposição da comunidade para eventuais esclarecimentos”, afirmou, por meio de nota.
A nota lembra que dirigentes de ensino e autoridades policiais atuam em todas as regiões do Estado para conscientizar as comunidades escolares e identificar eventuais ameaças, ainda que todos os casos recentes tenham sido esclarecidos como trotes. “O Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar (GISPEC) promove estudos permanentes sobre casos de violência nas regiões escolares, além de estratégias para conter ameaças e fomentar a cultura da paz”, conclui.