Esta semana promete muita adrenalina para os apaixonados pelo esporte de Araraquara, que torcerão pelas equipes em três jogos que podem entrar para a história da cidade.
O primeiro duelo decisivo está marcado para esta quinta-feira (31) e envolve o Sesi Araraquara, que faz o quinto e decisivo jogo da série melhor de cinco partidas da final da Liga de Basquete Feminino (LBF), o campeonato brasileiro da modalidade.
O adversário é o Sampaio Basquete-MA e a série está empatada em 2 a 2. Na primeira partida, disputada no dia 15 no Gigantão, o Sesi Araraquara venceu por 62 a 57. No segundo duelo, na quinta (17), a torcida araraquarense compareceu em peso ao Gigantão, mas o time da casa acabou derrotado por 59 a 51. Os dois times voltaram a se encontrar no dia 23 no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís-MA, onde o Sesi Araraquara venceu pelo placar de 70 a 56. A equipe araraquarense poderia ter fechado a série na sexta-feira (25), novamente em São Luís, porém o time do Maranhão levou a melhor por 80 a 52.
Se vencer, o Sesi Araraquara, que é o atual bicampeão paulista, conquistará o primeiro título brasileiro de basquete para Araraquara, lembrando que o extinto time da Uniara chegou perto dessa façanha ao ser vice-campeão brasileiro de basquete masculino em 2002.
Para essa partida, a entrada é gratuita, mas conta com o chamado ingresso solidário, onde o torcedor pode doar um litro de leite que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade.
Guerreiras rumo à final
Bicampeãs do Brasileirão de Futebol Feminino, com títulos conquistados em 2014 e 2019, as Guerreiras Grenás seguem fortes na luta pelo tricampeonato. A equipe deu um importante passo rumo à final no último domingo (27), ao vencer o São Paulo por 3 a 1 no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, pelo pelo jogo de ida da semifinal. Os quatro gols do jogo saíram no segundo tempo: Barrinha abriu o placar para as Guerreiras Grenás aos 22 minutos, a ex-afeana Aline Milene empatou aos 30 e Laryh definiu o placar com dois gols, aos 31 e aos 44 minutos.
Com o triunfo fora de casa, a equipe araraquarense tem a vantagem para a partida de volta, marcada para este sábado, 2 de setembro, às 16h30, na Fonte Luminosa. A Ferroviária pode até perder por um gol que avançará à final. Já o São Paulo precisa vencer por dois gols para levar a decisão para os pênaltis ou três ou mais para avançar direto.
A Ferroviária ainda não divulgou os preços dos ingressos para essa partida.
Vale o acesso!
No domingo (3), o coração do torcedor da Ferroviária vai acelerar com o jogo que vale o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. A Locomotiva vai a campo às 15 horas para encarar o Sousa-PB no Estádio Marizão, em Sousa, Paraíba, pelo duelo de volta das quartas de final da Série D. No jogo de ida, disputado no último sábado (26) na Fonte Luminosa, a equipe araraquarense levou a melhor por 1 a 0, com gol marcado por Pilar.
As quartas de final da Série D têm caráter ainda mais importante porque sobem quatro times de divisão, ou seja, quem for para a semifinal automaticamente assegura seu acesso. E a partida será literalmente de “tudo ou nada” para a Ferroviária, que não tem vaga na Série D do ano que vem, ou seja, se for eliminada, não terá um calendário nacional em 2024.
A Ferroviária conquistará o acesso se empatar ou vencer por qualquer resultado. Já o Sousa precisa de uma vitória por dois ou mais gols para subir, ou uma vitória por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis. O jogo terá transmissão ao vivo pela TV Brasil, retransmitida para Araraquara pela TV Morada do Sol.
Fotos: Divulgação / Sesi Araraquara / Ferroviária