agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Corredora de Araraquara coleciona conquistas

Milena Andrade projeta correr novas provas a partir do avanço da vacinação contra a Covid
Postado em: 17/07/2021 às 01:25
Autor: Redação
Corredora de Araraquara coleciona conquistas
Milena Andrade busca superação, apesar de lesão e pandemia. Foto: Marcelo Cabrini

Em Araraquara desde 2014, quando veio da terra natal Ribeirão Preto para tentar a sorte no futebol feminino, a corredora da equipe da Fundesport, Milena Mara Andrade, coleciona vários títulos e troféus no atletismo. As conquistas tiveram início em 2016, quando ela abandonou o esporte coletivo e decidiu abraçar a nova carreira.

No Campeonato Paulista Adulto de Atletismo, disputado o mês passado em São Paulo por competidores de alto nível em âmbito nacional, Milena conquistou uma medalha de ouro e outra de bronze, correndo nos 10000 metros por Araraquara, cuja equipe trouxe dez medalhas no total – três de ouro, uma de prata e seis de bronze.

Essa competição mostrou um momento de superação para Milena Andrade, que além da pandemia da Covid-19, que limita o treinamento dos atletas, ainda sofreu uma lesão no tornozelo, no início deste ano. Esse problema físico, inclusive, impediu uma melhor colocação no Troféu Brasil 2021, disputado no Centro Olímpico de São Paulo.

 
Trajetória

Tudo teve início para Milena com o então professor de atletismo da Fundesport, Hilário de Souza (falecido em maio último, aos 53 anos, vítima de câncer) e depois com outros dois treinadores, Lico Farizato e Marcelo Cabrini, o atual, competindo sempre nas provas de 5000 e 10000 metros.

“Com o Hilário, conquistei uma medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-23, nos 10000 m de uma competição também de pista, em outubro de 2017, em Porto Alegre”, lembra a atleta.

Do início de 2016 a junho de 2019, ela acrescenta ter conquistado vários pódios em corridas de rua, além de medalhas em competições de pista, como no Campeonato Paulista, em Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. Em 2019, também conquistou o título da tradicional Corrida Santo Onofre de Araraquara, no final de dezembro.

No ano passado, já com Marcelo Cabrini, Milena participou de corridas de rua em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e em Franca (SP). Nas duas provas obteve a 2ª colocação, nos 10000 m.

 
Projeções

Agora em 2021, ainda objetivando correr em provas de pista e melhorar a marca, já que por ora não há competições de rua em virtude da pandemia, Milena Andrade diz que tudo continua incerto.

“Com o avanço da vacinação contra a Covid, temos a expectativa de voltar com as provas de rua a partir de setembro ou outubro. Por isso, trabalho para estar preparada e participar, caso forem confirmadas”, resume.

A atleta da equipe da Fundesport conta com apoios da Farmácia Biofarma, Loja World Game, Academia Max GYM, nutricionista Gabriela Basílio e fisioterapeuta Ana Marchi.