agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Museu de Reminiscências recebe visita de escolinhas de esportes

Encontros, realizados aos sábados, podem ser agendados pelo Whatsapp (16) 99701-6489
Postado em: 05/08/2022 às 05:59
Autor: Redação
Museu de Reminiscências recebe visita de escolinhas de esportes
Alunos da Associação de Futsal Araraquara em visita ao Museu de Reminiscências Esportivas. Foto: Divulgação.

O Museu de Reminiscências Esportivas "Paschoal Gonçalves da Rocha" deu início ao projeto "Visita do Paschoal", que consiste em visitas, aos sábados, de alunos de escolas e escolinhas de esportes da cidade. Durante o encontro, as crianças e adolescentes conhecem não apenas o museu como o estádio da Fonte Luminosa e o complexo das piscinas.

Até o momento, foram quatro encontros. No primeiro, realizado em 2 de julho, foi feita uma apresentação do projeto. No segundo, realizado no dia 16 de julho, o espaço recebeu a visita dos professores e alunos da escolinha de esportes Center Soccer. No dia 28 de julho, a visita foi feita pelos alunos da Associação de Futsal Araraquara em parceria com a Fundesport (AFA/Fundesport Araraquara), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Araraquara. A última visita ocorreu no dia 30, quando o museu recebeu alunos e professores do União Skina Esporte Clube de Araraquara.

Rodrigo Coutinho Sossolote, o Soró, monitor do Museu de Reminiscências, falou sobre o intuito da ação. "A visita dos alunos de escolinhas de esportes, e em breve das escolas, é um projeto antigo que teve início aos sábados, mas que tem o potencial de se estender aos outros dias da semana. Sua importância está na oportunidade desses alunos conhecerem a história, não só do esporte amador como do Paschoal e da Ferroviária. Em um mundo de hoje que é tão informatizado e digitalizado, o museu tem a importância de preservar o legado do Paschoal e do acervo que ele deixou. Hoje o Museu de Reminiscências Esportivas é a casa do esporte amador de Araraquara e em breve teremos mais novidades", salientou.

O professor Luciano Lima Cruz, da AFA, elogiou a iniciativa. "Só tenho a agradecer pela oportunidade. É um espaço que muitas crianças não conheciam. É muito importante mostrar para elas a história do esporte amador de Araraquara. É muito bom que elas vejam o que o Paschoal deixou. Parabéns à Prefeitura por administrar essa história que o Paschoal deixou para nós e por abrir as portas do museu para toda a população. Recomendo que as pessoas tragam seus filhos e suas famílias para conhecer", comentou.

Para agendar a visita, basta entrar em contato pelo Whatsapp (16) 99701-6489. O projeto conta com o apoio do Clube Araraquarense, Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada, Chaveiro Móvel do Carlos Pavanelli, Juliana Pereira Pedagoga, Mais 3 minutos, vereador Marcos Garrido, Padaria Bortolozzo, Malharia Bruno, Despachante Araraquara e Nice Salgados.

 

Museu de Reminiscências Esportivas

Inaugurado em 25 de agosto de 2015, o museu é formado pelo acervo do historiador e torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha, com mais de 10 mil fotos, entre elas do time da Ferroviária, do esporte amador e de clubes amadores de Araraquara e da Seleção Brasileira de Futebol. Entre os itens em exposição no local estão camisas, fotos e troféus.

Falecido em 19 de novembro de 2014, Paschoal não chegou a ver a Ferroviária retornar para o Paulistão em 2015 e também não viu seu museu ser inaugurado sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes e da Prefeitura de Araraquara. A programação do espaço conta com apoio cultural mensal do Clube Araraquarense e  vereador Marcos Garrido , que ajudam na manutenção do museu, e do grupo Filhos do Paschoal.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 11h e o agendamento de visitas pode ser realizado pelo celular/Whatsapp (16) 99701-6489 ou pelo e-mail [email protected] e deve ser apresentado comprovante do esquema vacinal completo.