agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Murilo Frasnelli: O Garoto Voador de Araraquara

Confira a história do piloto que descobriu o amor pela velocidade com apenas três anos de idade
Postado em: 11/05/2020 às 23:10
Autor: Carlos André de Souza
Murilo Frasnelli: O Garoto Voador de Araraquara
Murilo Frasnelli: Uma promessa se tornando realidade. Fotos: Arquivo pessoal

Ele sempre foi visto como uma das grandes promessas do motocross, não só de Araraquara, mas do Brasil. Sua vocação foi descoberta na infância e quando tinha oito anos de idade já vencia garotos de 12. Seu talento foi lapidado com o tempo e hoje, com 16 anos, Murilo Frasnelli compete de igual para igual com pilotos adultos experientes na modalidade.

Ainda na adolescência, conquistou títulos importantes no motocross como a Copa São Paulo, Circuito Interior Paulista e a Copa Dirt Action, sempre em categorias superiores à sua idade. Em 2019, uma fratura no joelho o tirou de ação por quatro meses e mesmo assim voltou em grande estilo ao conquistar o título da Copa Champions e do Circuito Paulista.

O ano de 2020 começou com uma perspectiva muito promissora para ele, que teria em sua agenda as disputas da Copa Paulista, Copa São Paulo, Campeonato MX na Veia e o Campeonato Brasileiro. Porém, veio a pandemia do novo coronavírus e os objetivos foram adiados. Até mesmo seus treinamentos foram comprometidos. "Faço o possível em casa no treino físico, mas o treino na moto está meio difícil por conta de aglomerações", explica ele.

Em entrevista ao Portal Morada, Murilinho falou sobre sua história, conquistas e objetivos. Confira.


A história de Murilo

Murilo Frasnelli nasceu em 18 de fevereiro de 2004. É filho do casal André Luís Frasnelli e Keila Andréia de Oliveira, e irmão de Leonardo Frasnelli. 

O menino conta que descobriu muito cedo o amor pela velocidade. "Com três anos, fui internado e o médico descobriu que eu queria alguma coisa. Aí falei que queria uma moto de pular barranco, meu pai me deu a moto e na segunda vez que eu andei já consegui andar sozinho e até hoje não parei de andar", conta ele, que na ocasião surpreendeu o pai, farmacêutico que nunca teve qualquer relação com motos.

A conexão do menino com a moto era tão forte que logo aos oito anos de idade, já competia e vencia garotos mais velhos, de 12 anos. Sua qualidade o fez começar a ganhar destaque na mídia da cidade e ganhar o apelido de Garoto Voador. Ele é grato aos pais, que sempre o apoiaram nesse caminho.

Paralelamente, Murilo sempre cumpriu sua agenda escolar normalmente e passou pelas escolas Rafael de Medina, no Jardim Eliana, e João Pires de Camargo, no Melhado, onde estuda atualmente. "Alguns dos meu colegas viam as notícias, mas o relacionamento com todos sempre foi normal, como um aluno qualquer", ressalta.


Ídolos

O jovem araraquarense utiliza em sua moto o número 222, em referência ao seu maior ídolo no esporte, o piloto Antônio Cairoli, que sagrou-se nove vezes campeão mundial de motocross. 

Murilinho também comemora o fato de poder conviver de perto e aprender muito com outros ídolos, seus mestres Gabriel Montagner, Marcos Moraes e Duente Ferreira, campeões que transmitem seus conhecimentos para o menino.


Corrida mais emocionante

Em 2018, Murilinho teve a oportunidade de participar da última etapa da categoria 230cc do Campeonato Brasileiro de Motocross, que foi sediada na cidade de Caldas Novas-GO e reuniu 42 pilotos, entre eles os melhores do Brasil na categoria. A competição se iniciou com uma seletiva que classificou os 30 primeiros colocados para a corrida. Murilinho, que tem o apelido de Garoto Voador, fez bonito na seletiva e também na corrida, onde terminou na 9ª colocação. 

Por ser sua primeira participação no torneio nacional, ele define essa corrida como a mais emocionante de sua carreira. "É a mais emocionante porque foi minha primeira corrida no Campeonato Brasileiro de Motocross e por ser o mais novo piloto a correr na categoria nacional 230cc", destaca ele, que na ocasião tinha 14 anos.


Presente e futuro

Atualmente, Murilinho cursa o segundo ano do ensino médio. No esporte, vem se aprimorando cada vez mais, o que lhe permite almejar voos ainda mais altos. "Meu sonho é ser um grande nome na modalidade e poder correr nos Estados Unidos", conclui o jovem campeão.



Confira abaixo fotos da carreira de Murilo Frasnelli.