InícioEsporteEstádio do Botânico recebe torneio para ajudar bebê com doença rara

Estádio do Botânico recebe torneio para ajudar bebê com doença rara

Raul, que nasceu no final de 2016 com a ‘síndrome dos ossos de vidro’, inspirou Copa XLC de Solidariedade, que será realizada neste sábado

O Estádio Municipal Cândido de Barros, no Jardim Botânico, sediará na manhã deste sábado, dia 11, a 14ª edição da Copa XLC de Solidariedade, um torneio que este ano se apresenta com uma intenção nobre: ajudar o bebê Raul, de Américo Brasiliense, que nasceu no fim de 2016 com a síndrome dos ossos de vidro.

Qualquer pessoa pode ajudar. Para isso, basta ir até o local do jogo, onde poderão ser feitas as doações. Quem quiser ajudar de outra forma, pode também entrar em contato diretamente com a família através dos telefones (16) 99815-0264 ou 98104-5909.

A história de Raul

Filho do soldador Rodrigo Freitas e da dona de casa Jéssica, o garotinho Raul nasceu no final de 2016 com osteogênese, uma doença genética que é conhecida popularmente como ‘ossos de vidro’. O diagnóstico veio duas semanas antes do seu nascimento e antes mesmo de nascer o menino já apresentava fraturas.

Hoje são mais de oito fraturas, mas a família mostra confiança, já que o bebê passará por um acompanhamento periódico em Ribeirão Preto. Com os gastos bem acima do programado, os pais pedem ajuda, principalmente com Leite Nan Confort 1 e fraldas.

Copa XLC de Solidariedade

A Copa XLC de Solidariedade foi idealizada por um grupo de boleiros de Araraquara chamado Xanpions Ligui Caipira, ou XLC, escrito assim mesmo, da maneira que se pronuncia. Os atletas de final de semana se reúnem todo sábado para bater aquela tradicional pelada entre amigos. Além disso, eles gravam os jogos, colocando em um canal do Youtube, com direito a narração e tudo. E até uma versão particular do jogo Cartola FC, o Xápeu de Paia, eles tem, com premiação para os melhores times virtuais, composto pelos próprios jogadores.

Formado em 2011, com o tempo eles perceberam que podiam unir a diversão com algo mais. Começaram a arrecadar agasalhos em uma campanha durante o inverno, depois se organizaram para comprar brinquedos no dia das crianças, entre outras atividades, até que decidiram oficializar essas campanhas. Era o surgimento da Copa XLC de Solidariedade. De tempos em tempos, é organizado um torneio, em que a taxa de inscrição é uma lata de leite em pó, doadas a Casa Mater de Araraquara.

Agora, na realização da 14ª edição da Copa, os jogadores decidiram apoiar o pequeno Raul, de Américo Brasiliense. E dessa vez terão ajuda nessa missão. Além dos jogadores que compõem o grupo da XLC, haverá um time representando os jogadores da OAB Araraquara, e um time representando os profissionais da comunicação de Araraquara, a ACEA. Todos se inscreveram na Copa, e depois de um sorteio realizado ao vivo com transmissão pelo canal do grupo na internet  (https://www.facebook.com/xanoionsligui/), os times foram escalados.

Para essa copa, além da ajuda de todos os integrantes da XLC, dos jogadores da OAB e da ACEA, e dos órgãos de imprensa da cidade na divulgação, os organizadores contam com a ajuda de quatro patrocinadores, que estão ajudando com as medalhas, água e arbitragem, entre outras coisas. São eles a Quadra administradora de condomínios, a Imobiliária Araraquara, Fuzari Serviços de Assessoria Contábil e AQA Drift Trike.

Os times XLC A, XLC B, OAB e ACEA se enfrentarão a partir das 8h30 e tudo que arrecadarem entre os jogadores será entregue a família desse pequeno anjo. Inclusive o pai do Raul foi convidado para participar dos jogos e deverá prestigiar a Copa. Afinal, como diz o lema desses jogadores, o futebol é apenas uma desculpa. Para se divertir. Para fazer amigos. E para praticar a solidariedade.

(Colaborou: Moisés Lucena)

 

Sair da versão mobile