O Governo do Estado de São Paulo liberou R$ 26 milhões para obras estruturais de implantação da cervejaria Estrella Galicia em Araraquara.
A unidade de Araraquara será a primeira fábrica da Estrella Galicia fora da Espanha, em investimento total que chega a R$ 2 bilhões e produção estimada de 1,5 bilhão de litros de cerveja ao ano. Devem ser gerados 400 empregos diretos e 4 mil empregos indiretos.
"A fábrica da Estrella Galicia vai ser construída ao lado da Hyundai Rotem. Eu vim pedir a liberação de recursos para todas as vias de acesso paralelas à SP-255 [Rodovia Antônio Machado Sant'Anna] e entre a Hyundai e a Estrella Galicia, além de toda a rede de água e esgoto e demais obras de infraestrutura. E Araraquara foi atendida. O governador João Doria havia assumido esse compromisso de apoiar a vinda da Estrella Galicia para Araraquara", afirmou Edinho Silva, prefeito de Araraquara, em transmissão pelas redes sociais.
"Será o maior investimento privado da história de Araraquara. Isso significa empregos para o nosso povo. Significa que novas fábricas e empresas virão para dar suporte à Estrella Galicia. São novos empregos diretos e indiretos", complementou o prefeito.
A Estrella Galicia é um dos maiores grupos de cervejarias do mundo e a marca mais vendida de cerveja dentro da Espanha. As obras da unidade de Araraquara têm previsão de serem iniciadas em maio de 2022, com as operações da fábrica começando em dezembro de 2023. A estimativa é de que, em 2024, a Estrella Galicia de Araraquara já produza 72.445.123 litros de cerveja.
A aquisição do terreno e a implantação da Estrella Galicia tiveram apoio do Investe SP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, ligada ao Governo do Estado de São Paulo.