InícioNotíciasGeralEstudantes cobram reabertura do RU, fechado há 5 anos

Estudantes cobram reabertura do RU, fechado há 5 anos

Alunos da UNESP cobraram a reabertura do restaurante universitário

Em um ato na Praça de Santa Cruz, no centro de Araraquara, alunos da Universidade Estadual Paulista (UNESP) protestaram pela reabertura do Restaurante Universitário (RU) da Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Fechado há cinco anos, o RU oferecia refeições subsidiadas a todos os alunos, funcionários e professores da universidade.

Para 2019, havia previsão de que fossem destinados recursos da ordem de R$ 1 milhão para a reabertura do restaurante. O recurso, no entanto, ainda não foi confirmado, principalmente após o contingenciamento de verbas do ensino superior, que afetou a previsão orçamentária e limitou a capacidade de investimento da universidade.

A concentração teve início por volta das 18 horas. Cerca de 300 alunos participaram do ato e fizeram um curto trajeto até a Câmara Municipal de Araraquara, onde ocorreu uma audiência pública para tratar sobre o tema.

 

Paralisação nacional

Na próxima quarta-feira (15), uma paralisação deverá mobilizar professores e estudantes de todo o país contra o corte de verbas da Educação anunciado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. A expectativa é de que ocorra uma grande adesão da categoria em todas as esferas, principalmente do ensino superior e dos estudantes dos institutos federais, os mais afetados com os cortes. 

Em Araraquara, estão programados atos na parte da manhã nos campi da Unesp e uma concentração no período da tarde na Praça de Santa Cruz com todos os estudantes. 

 

 

Sair da versão mobile