InícioCultura+CulturaEstudantes de Araraquara desenvolvem cartilha infantil sobre coleta seletiva

Estudantes de Araraquara desenvolvem cartilha infantil sobre coleta seletiva

O material foi entregue a uma creche da cidade de Dobrada
 As estudantes do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Beatriz Gonzalez Bussola, Camilly Marangoni de Oliveira, Mariana Calabrez, Maria Luiza Beretella, Julia Grigio dos Santos e Thaís Bonfim Malinpenci, desenvolveram uma cartilha sobre coleta seletiva, para crianças. O material, feito como parte da disciplina de Sustentabilidade e Qualidade de Vida, foi entregue a uma creche da cidade de Dobrada. 

“O objetivo é conscientizar os pequenos sobre a importância de se separar os resíduos de acordo com o seu tipo e destino. A cartilha contém ilustrações e textos simples, que ensinam as cores dos diferentes tipos de lixo, os benefícios da reciclagem e as formas de se evitar o desperdício. É feita de EVA, um material resistente, colorido e fácil de manusear, o que torna o aprendizado mais divertido e interativo”, explica Bussola, em nome do grupo. 

Ela menciona que a coleta seletiva é uma prática que contribui para a preservação do meio ambiente, a redução da poluição, a economia de recursos naturais e a geração de emprego e renda para os catadores. “Ao ensinar as crianças sobre a coleta seletiva, a cartilha busca formar cidadãos responsáveis e comprometidos com o futuro do planeta, além de estimular hábitos sustentáveis desde cedo. Também pode ser usada como um recurso pedagógico nas escolas, integrando o tema da coleta seletiva ao currículo escolar e promovendo atividades lúdicas e interativas que envolvam os alunos. Portanto, uma cartilha sobre a coleta seletiva para crianças tem uma relevância social significativa, pois educa, sensibiliza e mobiliza as novas gerações para a questão ambiental”, destaca. 

“Foi um prazer e uma honra participar da elaboração dessa cartilha sobre a coleta seletiva, que visa a conscientizar e mobilizar as pessoas para a importância de se separar os resíduos recicláveis dos orgânicos, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente. Acreditamos que essa é uma forma de expressar o nosso amor pelo planeta e pela vida, e esperamos que essa cartilha inspire e motive mais pessoas a adotarem essa prática sustentável no seu dia a dia”, declara Bussola. 
Sair da versão mobile