Início Cidades Cidade Evento encerra primeira edição da Programa Municipal de Estímulo às Startups

Evento encerra primeira edição da Programa Municipal de Estímulo às Startups

Incubadora de Empresas de Araraquara está localizada no 8º Distrito Industrial de Araraquara/Foto: Tetê Viviani

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Indústria e Tecnologia da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, realiza nesta quarta-feira (2), no Sest/Senat, a partir das 19 horas, a cerimônia de encerramento da primeira edição do Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador e lançamento do novo edital de chamamento das empresas que participarão da segunda edição do programa.

O programa municipal de estímulo às startups e ao empreendedorismo inovador foi instituído pela Lei nº 10.313, de 22 de setembro de 2021, e baseia-se na disponibilização de bolsas ou auxílios a serem concedidas em razão de processos seletivos e editais publicados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. O acompanhamento é do Comitê de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador e a manutenção da iniciativa é feita com recursos advindos do Fundo Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador (FUMESEI).

Seu objetivo é fomentar e gerar conhecimento, inovação, tecnologia e negócios; estimular a criação de ambientes de inovação e estabelecer negócios inovadores; gerar desenvolvimento econômico e social em âmbito local e regional; valorizar a inovação, a diversidade e a sustentabilidade do município; valorizar a humanização, o conhecimento, o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente; e atrair e reter talentos, visando a expansão da geração de conhecimento do município.

As dez empresas que participaram da primeira edição, de agosto de 2022 a julho de 2023, que ficaram instaladas na Incubadora de Empresas e que receberão certificado na solenidade de encerramento são Presense – Pesquisa e Desenvolvimento; Nock – Soluções Tecnológicas para Controle de Contaminações; 3D Pharma, NPSMART, HB Biotec; L&L Biotech Consult; Natcrom; Bioclívea Cosméticos e Biotecnologia; Techmip – Análises e Soluções Inteligentes e Bistrô Animal – Alimentação Natural.

“A entrega de certificados aos representantes das empresas vai marcar o encerramento de uma etapa muito bem-sucedida, de resultados muito promissores. Tanto, que já vamos lançar o segundo edital, selecionando mais 10 empresas que participarão do programa entre esse ano e o ano de 2024. Queremos seguir firme no fomento contínuo às startups”, afirma o vice-prefeito Damiano Neto, secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A partir desta quinta-feira (3), as empresas interessadas em participar da segunda etapa do programa poderão conhecer o edital de chamamento público com todos os detalhes do processo e se inscrever no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br) até 19 de setembro. As empresas selecionadas serão divulgadas no dia 14 de novembro.

Redação

Sair da versão mobile