Os motoristas de aplicativos de Araraquara contam agora com um espaço para realizar o embarque e desembarque de passageiros durante os eventos realizados no Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear). A área disponibilizada compreende as vias que contornam o Ginásio de Esportes “Castelo Branco”, o Gigantão, com entrada pela Avenida La Salle.
A medida foi aprovada em uma reunião realizada na sede da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, onde o secretário da pasta, coronel João Alberto Nogueira Júnior, e o gerente de Programas da Área de Trânsito, Gilson Bessegatto, se reuniram com Alan Corrêa, Luiz Inside e Luciana Rodrigues, integrantes da Cooperativa Motoristas de Araraquara Morada Car, que integra a Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS). O encontro foi intermediado pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB).
O coronel João Alberto Nogueira Júnior explicou que a área tem como propósito oferecer maior tranquilidade aos usuários e trabalhadores desse serviço. “Essas medidas fundamentalmente visam a preservação da fluidez e segurança do trânsito, ao mesmo tempo que proporcionam maior conforto aos usuários do sistema e também do motorista”, apontou.
Alan Corrêa, secretário geral da Morada Car, explicou o que motivou a solicitação. “Nunca houve em Araraquara, principalmente nos shows e eventos, um espaço de embarque e desembarque dos passageiros. Já tem cinco anos que trabalhamos com as plataformas de aplicativos e quando tem eventos naquele local, vira uma bagunça no balão, porque param ali os carros normais, passageiros, ônibus, vans e nós dos aplicativos, embarcando e desembarcando passageiros sem nenhuma segurança. Essa é uma demanda antiga de todos os motoristas de aplicativos e taxistas”, relatou.
Luiz Enside, presidente da Morada Car, destaca a importância dessa nova área de embarque e desembarque. “Essa medida vai gerar mais segurança, tanto para o passageiro, que terá um local de embarque e desembarque, tanto para o motorista, que vai evitar acidentes e multas e terá um local apropriado para fazer esse embarque e desembarque dentro da própria região do Cear para poder atender os frequentadores dos eventos”, comentou.
Vale destacar que a Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS) é um programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Araraquara, através da Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária (CETECS) da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. O objetivo é o fomento à organização, consolidação e sustentabilidade de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES).