A artilharia do Campeonato Brasileiro da Série B de 2017 conta com uma pequena lista de jogadores que já defenderam a Ferroviária. O destaque fica por conta do atacante Tiago Marques, que teve três passagens pela Locomotiva, a última delas no primeiro semestre de 2017, quando marcou três gols no Paulistão. Tiago, aliás, soma mais de 60 partidas com a camisa grená e chegou a receber uma homenagem da diretoria ao final do estadual. Nesta edição da Série B nacional, ele veste a camisa 9 do Juventude de Caxias do Sul-RS e já estufou a rede 11 vezes, com apenas um gol a menos que o principal artilheiro da competição, Henan do Figueirense.
Logo na sequência aparece o meia Alan Mineiro, um dos ídolos recentes da torcida afeana, que foi considerado o melhor jogador do Paulista da Série A2 de 2015, quando a equipe grená conquistou o tão sonhado acesso de volta à elite estadual. Alan, que também vestiu a camisa 10 da Ferroviária no Paulistão deste ano, disputa a competição nacional pelo Vila Nova de Goiás, time pelo qual marcou 10 gols até o momento.
Quatro jogadores aparecem um patamar abaixo, com 9 gols marcados, entre eles outro ex-afeano: Renatinho, do Paraná Clube. O atleta que se especializou nas jogadas de bola parada do time paranaense defendeu a Ferroviária em 2013, sem tanto destaque como os atletas citados anteriormente, porém já visto naquela época como um talento promissor. Renatinho, aliás, teve duas passagens pela Locomotiva. Em 2010, ele foi emprestado pelo próprio Paraná para a disputa da Copa São Paulo de Juniores e chegou a marcar um gol de pênalti na derrota por 3 a 2 para o Corinthians na Fonte Luminosa.
Já os gols do atacante Rafinha ainda estão vivos na memória do torcedor da Ferroviária. Ele foi o grande destaque do início do Paulistão do ano passado pela Locomotiva, inclusive com o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras em pleno Allianz Parque. Rafinha caiu de produção na reta final daquela competição, mas terminou o torneio com cinco gols marcados. Na edição 2017 da Série B do Brasileiro, ele defende o Brasil de Pelotas e marcou 6 gols.
Com 5 gols aparecem dois ex-afeanos. O primeiro é Róbson, do Paraná, que foi o grande destaque da Ferroviária na Copa Paulista de 2012 com 10 gols. No ano passado, Róbson chegou a ser contratado pelo São Paulo, onde foi pouco utilizado e acabou retornando ao Paraná. O outro ex-afeano com 5 gols é Fumagalli, do Guarani, que hoje tem 40 anos de idade, mas que foi revelado pelas categorias de base da Ferroviária no início dos anos 90.
Outros nomes aparecem com uma quantidade menor de gols, como o meia Fellipe Matheus, com 3 gols. O atleta passou pela Ferroviária em 2011 e hoje atua pelo Boa Esporte. Quem também estufou a rede na Série B, porém com caminho inverso em relação aos anteriores, é o atacante Caio Mancha, que marcou dois gols pelo ABC e deixou a equipe de Natal-RN para ser contratado recentemente pela Ferroviária para a disputa da atual edição da Copa Paulista.