InícioEsporte'Ex-Guerreira Grená' vira promessa do atletismo brasileiro

‘Ex-Guerreira Grená’ vira promessa do atletismo brasileiro

A araraquarense Milena Mara Andrade tem 21 anos de idade e sempre foi apaixonada por esportes. Iniciou no futebol feminino, onde atuava como lateral-esquerda e tinha a velocidade como principal virtude. Chegou às categorias de base da Ferroviária e via com otimismo um futuro como uma das Guerreiras Grenás.

Moradora do Santa Angelina, passou a marcar presença na Pista de Atletismo Armando Garlippe, na Avenida 36, para treinar a corrida com o intuito de melhorar sua performance no futebol. E foi lá que o técnico de atletismo da Fundesport, Hilário Francisco de Souza, viu nela um potencial para seguir na modalidade. O convite pelo professor foi feito, ela pensou bem e resolveu fazer a mudança, em uma decisão que é comemorada pela atleta atualmente.

“Eu já vinha treinando atletismo para ganhar resistência e por isso a transição não foi difícil. Em 2015 disputei minha primeira prova de atletismo e a partir daí passei a pegar firme nos treinamentos. É muito bom ver que hoje eu consigo acompanhar o ritmo de atletas de elite. Hoje vejo que o atletismo faz me sentir mais valorizada“, explica.

O talento de Milena foi comprovado no último dia 29 de outubro, quando participou do Campeonato Brasileiro Sub-23 de Atletismo, competição que recebeu aproximadamente 500 atletas de 78 clubes do Brasil no Estádio José Carlos Daudt (Sogipa), em Porto Alegre (RS). Na ocasião, subiu ao pódio com o vice-campeonato da prova de 10 quilômetros, em uma conquista que a coloca como uma das promessas do atletismo nacional.

Ela conta que durante o início da prova, ela ocupava a terceira posição, com a quarta colocada muito perto dela. Decidiu aumentar o ritmo, que a oponente não conseguiu acompanhar. À sua frente, a disputa era semelhante, já que a primeira colocada aumentou sua potência e acabou deixando a segunda colocada para trás. “Quando vi que dava para chegar na segunda colocada, mantive o ritmo. O calor estava muito forte, mas quando me deram água eu ganhei um gás a mais e consegui manter o ritmo forte até o fim para ultrapassá-la e chegar em segundo”, comemora.

A atleta relata que teve de controlar o equilíbrio emocional para encarar a disputa que reuniu as maiores revelações da modalidade. “Na hora a gente não tem muita noção por conta do nervosismo e da ansiedade. A gente só pensa que viajou até lá para mostrar o nosso melhor e que a viagem não poderia ser em vão”, completa.

Milena espera encerrar o ano com chave de ouro com mais um título, que buscará na prova de 5 quilômetros da Running Itápolis, corrida que será disputada neste domingo, dia 17, no Parque Ecológico Boa Vista, em Itápolis.

 

 

Sair da versão mobile