Aberta para visitação no Sesc a Exposição “Escola de Belas Artes de Araraquara” expõe por meio de recursos cenográficos, obras, documentos, fotos e esboços originais, além de restos de materiais e tintas. A mostra traz um panorama dessa instituição que representa um marco na história cultural da cidade, do estado e do país.
Fundada em 1935 por Bento de Abreu Sampaio Vidal, a Escola de Belas Artes de Araraquara permaneceu aberta de maneira intermitente por mais de trinta anos, como espaço de estudos de artistas como Judith Lauand, Ernesto Lia, Francisco Amendola e Sidney Rodrigues, entre outros. Durante uma década, entre 1940 até quase o final de 1950, a cidade foi reconhecida pelo trabalho ali realizado e ganhou o apelido de “Capital das Artes”.
O primeiro diretor da Escola foi José Campos de Almeida. Naquela época o pintor italiano Quirino Campofiorito, a esposa Hilda, e Eduardo Bevilacqualecionavam na Escola pintura, desenho, modelagem, arte decorativa e outras formas de arte. Por ali passaram nomes célebres como o mecenas araraquarense Helio Morganti, Mario Ybarra de Almeida e Domenico Lazarini, conhecido pintor italiano que se instalou em nossa cidade para ministrar aulas de pintura.
Neste momento, diferentes estilos e movimentos artísticos, como o expressionismo e o cubismo, conviviam no mesmo ambiente. O movimento moderno começava a surgir a partir das tendênciasculturais e artísticas lançadas pelas vanguardas europeias.
A exposição também propõe a ideia de um ateliê para convivência e intercâmbio:por meio da reconstituição de processos de trabalhoo público conhecerá aquilo que foi estudado na Escola, além de experimentar técnicas e visões do mundo da arte contemporânea.
Serviço:
Exposição “Escola de Belas Artes de Araraquara”
Visitação:
Terça a sexta-feira, das 13h às 21h30;
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.
Agendamento de Grupos:
(16) 3301-7528

