InícioCidadesCidadeExposição fotográfica “Olhe de novo” abre o Encontro de Tambores no Teatro...

Exposição fotográfica “Olhe de novo” abre o Encontro de Tambores no Teatro Municipal (dia 15)

Camila Santos e Mário Nigro propõem novo olhar sobre as religiões de matriz africana, mais especificamente a Umbanda, na exposição “Olhe de novo – abra os olhos, desarme o coração”

De 15 a 31 de agosto, o Teatro Municipal da Araraquara recebe a exposição fotográfica “Olhe de novo – abra os olhos, desarme o coração”, como parte das comemorações do aniversário de 208 da cidade, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart. A cerimônia de abertura nessa sexta-feira, 15 de agosto, a partir das 19h, na abertura do evento “IV Encontro de Tambores Ecos de Ngoma”. A visitação é gratuita e aberta ao público.
A proposta da exposição é promover um novo olhar sobre a Umbanda. Os idealizadores da exposição, Camila Santos e Mário Nigro, imergiram nos bastidores do Templo de Umbanda Índio Pedra Preta, localizado em Araraquara, para propor uma verdadeira desconstrução de preconceitos.
Com um olhar sensível e respeitoso, as fotografias convidam o público a enxergar além das visões pré-concebidas, e sim a beleza dessa religião, celebrando a liberdade de crença e a riqueza da fé umbandista.
Camila e Mário lembram que, no Brasil, a liberdade de crença é garantida pela Constituição Federal como um direito fundamental. Eles apontam que, de acordo com o “Censo Demográfico 2022: Religiões”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a Umbanda e o Candomblé aumentaram sua presença no país nos últimos anos (de 0,3% em 2010 para 1%, em 2022) e, em Araraquara, são seguidas por 4.872 pessoas (2,26% da população).
Mesmo com este crescimento, os idealizadores se apoiam em outros dados para mostrar como essas religiões ainda sofrem com o preconceito. “No ano passado, o Disque 100, canal de denúncias do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, registrou 3.853 violações motivadas por intolerância religiosa, um aumento de mais de 80% em relação a 2023. E a religião mais afetada foi a Umbanda, seguida pelo Candomblé”, diz Nigro.
“A intolerância parte do desconhecimento, por isso nossas fotos são um convite para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre essas religiões e tenham mais compaixão pela religiosidade do outro, pois entendemos que todas as crenças importam”, acrescenta Camila.
Vale destacar que, no lançamento da exposição, concomitante à abertura do IV Encontro de Tambores Ecos de Ngoma, a programação também apresenta: o Núcleo de Formados da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) com a coreografia “Ofertório da Missa dos Quilombos”; a mesa temática “Araraquara e os esforços contra o racismo religioso” e show do grupo “Alguidar, arte de Terreiro”. A programação gratuita é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, com apoio da Subsecretaria de Políticas Étnico-Raciais, da Secretaria Municipal da Educação e do Sesc Araraquara.
O Teatro Municipal de Araraquara está localizado na Av. Bento de Abreu, s/nº, na Praça Lívio Abramo, no Jardim Primavera.

SERVIÇO:
Exposição fotográfica “Olhe de novo – abra os olhos, desarme o coração”
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº – entre as Avs. Dr. Gastão Vidigal e Circular Mário Hyroio Arita – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
Abertura: sexta-feira (15 de agosto), às 19 horas
Período de exposição: 15 a 31 de agosto

Mais informações:

http://www.instagram.com/expo.olhe.de.novo

Sair da versão mobile