InícioNotíciasGeralExposições em ateliês marcam o final de semana

Exposições em ateliês marcam o final de semana

Obra "Origem" estará em exposição no Gris Ateliê

 

O final de semana traz duas exposições de artes visuais que presenteiam Araraquara nos seus 199 anos: a Mostra do Coletivo Brasil e a exposição internacional das artistas portuguesas Catarina Sobreiro e Marta Machado. Os eventos fazem parte do projeto Arte ao Centro e tem entrada gratuita.

Nesta sexta-feira (26), às 21 horas, o Gris Ateliê  inaugura a mostra Coletivo Brasil, com obras do grupo de artistas brasileiros participantes do projeto em Torres Vedras, em Portugal, nos anos de 2015 e 2016. São mais de 40 obras que estarão expostas neste ateliê-galeria, reunindo 21 artistas visuais.

Os artistas que fazem parte desta mostra são: Adriana Amaral (Ribeirão Preto), André Coelho (Curitiba), Antonio Albino (São Paulo), Célia Aloy (Ribeirão Preto),Claudia Colagrande (São Paulo), Danilo Yamamoto (São Caetano do Sul), Débora Paiva Andrade (Araraquara), Euzânia Andrade (Araraquara), Eny Aliperti (Ribeirão Preto), Heloísa Junqueira (Ribeirão Preto), Isa de Paula Santos (São Paulo), Jair Diniz (São Paulo), Jota Aracê (Araraquara), Lauro Monteiro (Paraty), Leda Braga (Ribeirão Preto), Livia Martucci (São Carlos), Márcia Rosenberger (Santo André), Marta Viana (Paraty), Sueli S Ferrer (Araraquara), Paulo Delfini (Araraquara) e Weimar (Ribeirão Preto).

Sueli Ferrer, diretora do Gris Ateliê, conta que esta exposição faz parte de um movimento que começou muito antes de maio de 2015, quando um grupo de artistas, liderados por Lauro Monteiro, aventurou-se além-mar, para mostrar seus desenhos, colagens, pinturas e principalmente suas ideias num outro continente, num outro país. “Talvez esse movimento que rendeu tantos frutos tenha começado em 2012 com a exposição e viagem de Lauro Monteiro em terras espanholas, Salamanca, ou provavelmente, o início disso tudo tenha sido no final dos anos 80, com o Grupo dos 11 em Araraquara. Mas o que vale realmente é que alguns artistas desse grupo sempre estiveram reunidos em torno da arte contemporânea, nunca desistiram de tentar e de levar a discussão e a obra adiante”.

Já no sábado (27), às 18 horas, é a vez do Arte 220- Espaço Criativo abrir espaço pela primeira vez para receber uma exposição internacional de duas artistas portuguesas: Catarina Sobreiro e Marta Machado.

“O Arte 220 – Espaço Criativo tem tido um papel importante na cultura da cidade e se consolida, a cada dia, com uma programação intensa de exposições, palestras, workshops, grupos de estudos, dentre outros. O espaço possui uma programação constante voltada à produção  contemporânea.  Se  revela como corpo cultural que contribui com o pensar sobre arte no sentido de ampliar e contribuir com as ações culturais no município”, argumenta Euzânia Andrade, proprietária do Espaço.

Sobre o Arte ao centro, Euzânia acredita ser “um momento de diálogo, reflexão sobre a arte contemporânea em nossa cidade”. Para ela, “promover essa vertente da produção artística não é um caminho fácil, pois ainda é uma linguagem a ser explorada e, que por muitas vezes, causa estranhamento. Mas é um momento para que o espectador se deixe surpreender”, sugere.

“A exposição internacional se dirige a espectadores/fruidores que terão oportunidade de observar a produção das duas artistas contemporâneas e  exercitar o olhar para o pensar  e, assim, traçar  caminhos no qual os significados estão abertos e ainda em construção”, aponta Lauro Monteiro. “A experiência provocada pelo encontro das duas culturas e das formas artísticas apresentadas, consiste, antes de tudo, um encontro do exercício da  liberdade na relação estética do olhar do publico sobre a experiência estética de Catarina Sobreiro e Marta Machado”.

Vale destacar que Catarina Sobreiro é curadora e diretora da Galeria Paços de Torres Vedras. Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, frequentou cursos de Ilustração e Banda Desenhada realizados no Centro de Imagem e Técnicas Narrativas do Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian. Nesta mostra apresenta a série “Um pouco mais de azul”, pintura sobre cartão de vários formatos.

Marta Machado, jovem pintora portuguesa, formada pela Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha, é bolsista no programa Erasmus pela Facultad de Bellas Artes de Bilbao, onde, a partir daí,  a sua pintura passa a ser o seu quotidiano verbal, a sua fonte de descobertas. Marta apresenta pintura em grandes formatos.

Toda a programação é gratuita. O Gris Ateliê está localizado à Av. Prof Vespasiano Veiga, 202, na Vila Harmonia; enquanto o Arte 220 – Espaço Criativo fica na Av. Jose Bonifácio, 220, no Centro da cidade.

 

SERVIÇO:

Programação dos 199 anos de Araraquara apresenta o projeto “Arte ao Centro”

 

·         Exposição “Coletivo Brasil 2015/2016”

– Abertura: sexta-feira (26 de agosto), às 21h, no Gris Ateliê (Av. Prof Vespasiano Veiga, 202 – Vila Harmonia)

– Visitas monitoras, agendadas  pelos fones: (16) 3214-5205 ou 997811713 (até 02 de setembro)

  

·         Exposição Arte Contemporânea de Catarina Sobreiro e Marta Machado

Abertura: sábado (27 de agosto), às 18h, no Arte 220 – Espaço Criativo (Av. Jose Bonifácio, 220 – Centro)

– Horário de visitação: das 14h às 17h

– Visitas monitoras, agendadas  pelos fones: (16) 99187-9624 (até 02 de setembro)

 

Programação gratuita

 

 

Sair da versão mobile