Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927 -1994), ou simplesmente Tom Jobim, marcou para sempre a história da música popular brasileira e também mundial, já que sua música em parceria com Vinícius de Moraes (Garota de Ipanema) é a segunda música mais executada no mundo, atrás apenas de Yesterday, dos Beatles.
Tom Jobim admirava Heitor Villa-Lobos. Assim como o Villa-Lobos inovou e modernizou a música de concerto brasileira, Jobim também “modernizou” a música popular brasileira, com suas modulações próprias e com uma harmonia tão característica que se consolidou como o adjetivo “jobiniana”.
O concerto “No Tom do Tom” celebra e homenageia esse grande nome da música brasileira e da história artística nacional pela Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) em seu projeto itinerante de concertos no interior paulista, o projeto “Osli na Estrada”.
A OSLI possui quase 30 (trinta) anos de existência ininterrupta e possui como sua marca, desde sua fundação, sua ligação com a música popular, explorando essa fronteira (artificial) entre a música “popular” e a música “clássica”, demonstrando também a versatilidade do corpo sinfônico.
No segundo concerto do projeto “Osli na Estrada”, a Osli apresentará o concerto “No Tom do Tom”, com regência e direção artística do maestro Rodrigo Müller, no dia 12 de maio às 20:30 horas, no Auditório A da Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr), UNESP – Campus de Araraquara, localizada na Rodovia Araraquara – Jaú, 1 – Campos Ville, Araraquara – CEP: 14800-700. A entrada é franca.
A ação é de realização do Ministério da Cultura, da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira (SPSL) e do Comitê de Ações Culturais da FCLAr, com patrocínio ouro da CPKelko e Unimed Limeira, patrocínio bronze da Cation e apoio da Prefeitura Municipal de Limeira.