InícioEsporte+EsportesFerroviária 'adota' futsal feminino de Araraquara

Ferroviária ‘adota’ futsal feminino de Araraquara

Considerado um dos times mais fortes do estado de São Paulo, o futsal feminino de Araraquara passa por um momento de transformação, a começar pelo nome. A equipe, que ao longo dos últimos anos colecionou títulos estaduais e regionais com o nome de Tradição/Fundesport, passa a ser chamada de Ferroviária Futsal. Isso porque o clube grená 'adotou' o time, que passa a contar com a estrutura e organização utilizadas nas equipes de futebol de campo.

Em entrevista aos Campeões da Bola, o técnico Roni Almeida falou sobre a importância do novo planejamento. "É um projeto do prefeito Edinho com a Secretaria de Esportes que vem se estruturando desde o ano passado e agora conseguiu se concretizar. É um marco. A Ferroviária tem um nome forte no Brasil inteiro e em algumas partes do mundo, por representar bem a cidade no Campeonato Paulista, que é visto por vários países. É uma marca forte que ajudará o nosso projeto a conseguir mais apoiadores e isso faz total diferença. A Ferroviária também fornecerá material esportivo junto com a Lupo e isso é muito significativo para o nosso projeto", avaliou.

O treinador, que também atua como fisiologista das categorias de base da Ferroviária, explica que o clube ainda vê o futsal como algo novo, mas a evolução será gradativa. "Para a Ferroviária e para as pessoas que estão por trás, na organização, o futsal é algo novo. Eles ainda precisam pegar melhor a metodologia e a logística do futsal, então acredito que neste ano ainda estaremos com os programas de treinamento que já temos, com a logística com os patrocinadores. A Ferroviária abraçou a causa e aos poucos vai entendendo. Acredito que ano que vem vamos ter um time melhor ainda", explicou.

Para a temporada 2020, a equipe perdeu duas jogadoras importantes do elenco: Nuty, que deixou a equipe para assumir um projeto no Sul do país, e Delise, que se transferiu para o futsal europeu. "Perdemos duas atletas importantes, por isso passaremos por um grau de dificuldade no começo, mas acredito que teremos um ano bom. Mas em 2021 teremos um ano melhor ainda", salienta Roni.

O futsal feminino de Araraquara teve apenas um jogo em 2020, válido pela estreia no Campeonato Paulista/Sul Minas e que terminou com a vitória por 6 a 0 sobre Gavião Peixoto. A equipe tinha programado para esse mês seu segundo jogo pelo torneio e a estreia na Liga Paulista. Em 2020, o time também disputará o Campeonato Brasileiro pela primeira vez, o que fortalece ainda mais as expectativas. 

Coronavírus

Assim como aconteceu com todas as modalidades esportivas da cidade, o futsal feminino também suspendeu suas atividades por conta da pandemia do coronavírus. Roni destaca como a comissão técnica administra os trabalhos. "Temos que fazer a nossa parte como cidadãos e como equipe também. Nosso time está parado, com as meninas treinando em casa. Nós da comissão técnica estamos montando treinos e mandando para elas a cada três dias para tentar desacelerar a perda da parte física. Da parte tática não tem como, mas da parte física esperamos não perder toda a preparação que vem desde dois meses atrás", relatou. 

Uniforme grená

O uniforme laranja do futsal feminino definitivamente dá lugar ao grená, que já vinha sendo usado nos últimos meses. Isso é visto com bons olhos pelo treinador. "Eu acredito que agora, com a Ferroviária integrando e divulgando nosso projeto, os apaixonados pela Ferroviária e pelo futebol estarão mais próximos do futsal. Vamos mostrar a eles que o futsal tem um grande valor, como tem o futebol", completou.

 

Sair da versão mobile