InícioDestaque EsportesFerroviária anuncia início das obras do CT de futebol feminino

Ferroviária anuncia início das obras do CT de futebol feminino

Projeto histórico consolida Araraquara como referência nacional e fortalece candidatura da cidade como sede de treinamentos da Copa do Mundo Feminina

Nesta sexta-feira, 2 de janeiro, a Ferroviária anunciou oficialmente o início das obras do Centro de Treinamento exclusivo para o futebol feminino, um marco histórico para o esporte brasileiro. O projeto, que acaba de ter seu executivo aprovado, representa um investimento de aproximadamente R$ 34 milhões e será implantado no atual CT do Pinheirinho, que passará por uma ampla reestruturação para se transformar na futura “Aldeia das Guerreiras”. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundesport, a Petrobras e o Governo Federal, articulada em dezembro de 2024 pelo ex-prefeito Edinho Silva, consolidando Araraquara como referência nacional no desenvolvimento do futebol feminino.

Clique aqui para ler a nota completa da Ferroviária.

O novo CT contará com uma estrutura moderna e completa, incluindo seis campos de futebol — um deles preparado para receber jogos oficiais das categorias de base —, gramado sintético, sistema de irrigação eletrônica, centro de preparação física, departamento médico e fisioterápico, além de áreas voltadas à formação humana e convivência das atletas. O complexo também prevê a construção de um hotel com capacidade para 82 jogadoras, com cozinha industrial, refeitório, lavanderias, rouparias e vestiários, atendendo equipes do Sub-12 ao time principal.

O projeto se soma a um novo investimento anunciado recentemente: a liberação de R$ 5 milhões para a construção de um campo de grama sintética, que integrará o complexo esportivo. O recurso também foi articulado pelo ex-prefeito Edinho Silva e anunciado na última semana de 2025. “Com um Centro de Treinamento dessa magnitude e esse novo complemento, o campo de grama sintética, Araraquara está prestes a se credenciar como uma das sedes de treinamento de seleções durante a Copa de Futebol Feminino que o Brasil vai sediar em 2027. Vamos trabalhar muito para isso, garantindo a visibilidade da nossa cidade para o Brasil e para o mundo”, afirmou Edinho, que também trabalha pela instalação de um ginásio esportivo no local.

Além do impacto esportivo, o investimento reforça o histórico compromisso da cidade com o futebol feminino. A Ferroviária mantém, desde 2001, o projeto mais longevo e ininterrupto da modalidade no país, consolidando-se como referência nacional. “Aqui, o futebol feminino não é imposição, é escolha”, destaca a nota oficial do clube, que celebra a consolidação de um trabalho construído ao longo de mais de duas décadas.

Com o início das obras do novo Centro de Treinamento, a Ferroviária e o município de Araraquara reafirmam seu protagonismo no cenário esportivo nacional e dão um passo decisivo rumo à consolidação de um legado histórico para o futebol feminino brasileiro.

Fotos: Divulgação

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.

Sair da versão mobile