Um clube que busca uma gestão diferenciada e inovadora dentro do futebol precisa estar atento às tecnologias. Com esse conceito, a Ferroviária busca alternativas para otimizar os processos internos e externos relacionados ao departamento de futebol.
A visão de institucionalização e evolução rendeu à Ferroviária uma parceria com a Beatscode, startup localizada em Chapecó-SC e especializada em softwares, plataformas, serviços e consultorias em soluções inovadoras para aperfeiçoar e profissionalizar a gestão técnica de clubes de futebol. Graças à parceria, a AFE terá uma intranet de gestão de pessoas e de outros aspectos fundamentais para o desenvolvimento do clube, dentro e fora de campo.
O programa
Aliado à uma pesquisa de mercado, que detectou uma carência de soluções para a gestão técnica dos clubes de futebol, o software busca melhorias nos processos do departamento de futebol dos clubes, e teve seu desenvolvimento a partir de uma necessidade da Chapecoense em organizar o fluxo de informações e banco de dados, além da dificuldade em distribuir as informações importantes do dia a dia de forma prática e dinâmica.
“Não existiam soluções específicas para a Chapecoense no mercado. Ou eram soluções que atendiam parte do processo ou soluções que ainda eram resolvidas em ferramentas desktop, com uma dificuldade de acesso quando o clube viajava. Baseado nessas situações, desenvolvemos essa ferramenta para atender às demandas do clube, toda em nuvem. Posteriormente, começamos a prospectar outros clubes, com o objetivo de buscar novas funcionalidades ao software”, explica o diretor executivo da empresa, Rodrigo Juko.
O programa é dividido em diversos módulos; gestão de competições, gestão de atividades e compromissos, gestão de pessoas, atletas ofertados, agenda, viagens, scouts, entre outros. Além de profissionalismo no mercado do futebol, o sistema permite organização e competitividade ao clube.
A Ferroviária é a primeira equipe do estado de São Paulo (segunda no cenário nacional) a implementar o sistema. Uma parceria mutua que visa o crescimento das duas organizações, destaca o diretor executivo da AFE, Pedro Martins.
“Esta nova parceria da Ferroviária é um avanço extremamente importante para o futuro da organização. O grande objetivo do clube é a criação de relações que sejam capazes de qualificar as atividades meio e fim da empresa, visando sempre gerar um impacto positivo no dia a dia do futebol. A relação com a Beatscode vem de encontro com a mentalidade de institucionalizar e modernizar os processos da Ferroviária, para que o clube também não fique desprotegido com a saída repentina de profissionais. No final das contas, o clube é maior que todos nós”.
Para a Beatscode, que há dois anos desenvolve o software, a parceria com a Ferroviária é muito importante para o crescimento da empresa e na prospecção de novos mercados. Ainda segundo Rodrigo Juko, a inserção no futebol paulista é uma grande oportunidade.
“Falar do futebol paulista é falar de um dos campeonatos mais organizados do futebol brasileiro. São clubes que buscam sempre estar na vanguarda, é a vitrine para outros estados. Percebemos que a Ferroviária está procurando esse processo de profissionalização e ferramentas que possam melhorar ainda mais esse modelo de gestão que está sendo implementado no clube. Buscamos essa parceria não só para que possam usufruir do sistema, mas para ajudar a melhorá-lo e colocá-lo à disposição para melhorias. É um casamento para muitos anos e de bastante crescimento para ambas as partes”.