A diretoria da Ferroviária reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira para anunciar uma parceria com um time europeu. Trata-se do Clube Desportivo Santa Clara, que é um clube localizado na Ilha de São Miguel, em Açores, Portugal. A reunião contou com a presença do presidente da Ferroviária, Carlos Salmazo, do diretor executivo Pedro Martins, e de Diogo Boa Alma, diretor de futebol do clube português. A ideia da parceria é ampliar o know-how esportivo, indo além da troca de jogadores. Será uma troca completa de experiências entre os dois clubes dentro e fora dos gramados.
Carlos Salmazo explicou que a escolha pelo novo parceiro foi feita de maneira extremamente criteriosa. “Fizemos uma análise durante um bom tempo e foi prospectado nas conversações que tivemos com os clubes que a equipe do Santa Clara de Açores é a que mais se aproxima dos projetos e dos ideais que a Ferroviária está praticando e tem como objetivo dentro do futebol. É uma parceria não onerosa, de colaboração mútua, de gestão de futebol, de gestão de políticas de futebol, intercâmbio de atletas, intercâmbio de conhecimento, intercâmbio de informações técnicas e informações de práticas de futebol. É um passo importante que a Ferroviária dá no sentido de aperfeiçoamento da sua estratégia, do seu projeto e do seu planejamento de futebol”, destacou o presidente afeano.
A parceria começou a ser discutida há alguns meses, quando a Ferroviária enviou para o time português, por empréstimo, o volante Kaio Fernando, que já se adaptou ao clube. Após a negociação, os representantes dos dois times iniciaram um diálogo para a aproximação.
Pedro Martins espera que a parceria renda bons frutos para ambos os lados. “Agradeço a presença do Diogo, com quem eu já tinha uma relação antes mesmo de eu vir para a Ferroviária. Já tínhamos conversado em algumas oportunidades. Quando sentamos para debater sobre o projeto do clube e decidimos que uma parceria internacional seria importante para o plano futuro da Ferroviária, foi um clube que veio à nossa mente e começamos a debater com mais profundidade. A parceria se iniciou com a ida do Kaio e esperamos que muitos outros façam esse trajeto de Brasil a Portugal, e de Portugal ao Brasil”, salienta o diretor executivo.
“Essa parceria vem com o objetivo de ampliar os horizontes do projeto da Ferroviária e ampliar os horizontes de tudo o que a gente vem fazendo aqui. E o Santa Clara é um clube que também pensa grande e que encontrou essa similaridade. É um clube com grandes ambições, que hoje está em segundo na liga de acesso à primeira divisão e que tem um projeto muito sólido para que em alguns anos esteja disputando campeonatos europeus. Encontramos essa similaridade e essa sinergia de pensamento e acreditamos que esse é o ponto de partida para que essa parceria pudesse dar bons frutos. São dois clubes que estão crescendo, se estruturando, se organizando e que almejam grandes coisas”, acrescenta Pedro.
Diogo Boa Alma também se mostrou empolgado com o acordo. O diretor português foi recepcionado na última segunda-feira pela diretoria da Ferroviária, que o levou para conhecer o Estádio da Fonte Luminosa, o Museu do Futebol e Esportes de Araraquara e o CT do Pinheirinho, onde o grupo acompanhou o treinamento da equipe. “O Santa Clara acredita muito nessa parceria. Para nós é uma honra que a Ferroviária tenha escolhido o Santa Clara como parceiro. Acreditamos que os dois clubes têm muito em comum. São dois clubes históricos, dois clubes que atravessaram um mau período, mas que estão se reerguendo agora. São clubes que têm ambições grandes e querem chegar longe. A Ferroviária está fazendo uma boa campanha na Copa Paulista e acreditamos que tem totais condições de já conseguir neste ano a vaga para a Série D do Brasileiro, o que seria muito bom. Vemos um projeto bem estruturado da Ferroviária, que vai apostar em jovens talentos. É isso que o Santa Clara também procura fazer”, disse Diogo Boa Alma.