InícioDestaque EsportesFerroviária avança à final da Série D

Ferroviária avança à final da Série D

Locomotiva volta a vencer o Athletic-MG e carimba vaga na decisão

A Ferroviária está na final do Campeonato Brasileiro da Série D. A classificação foi conquistada na tarde deste domingo (10) com a vitória por 2 a 1 sobre o Athletic-MG no Estádio Independência, em Belo Horizonte-MG.

Vitor Barreto e Felipinho marcaram os gols da Locomotiva, enquanto Allan Dias marcou para o time da casa. A Ferroviária já havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 na última quarta-feira (6) na Fonte Luminosa, em Araraquara.

Na final, a equipe araraquarense terá pela frente o vencedor de Ferroviário-CE e Caxias-RS, que fazem o jogo de volta neste domingo, às 17h30, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza-CE. O jogo de ida, em Caxias do Sul-RS, terminou empatado por 1 a 1. Vale destacar que os quatro semifinalistas conquistaram o acesso para a Série C de 2024.

O jogo

O primeiro lance de perigo da partida aconteceu aos 7 minutos, quando Falcão, em cobrança de falta, lançou na área, onde a dupla de zaga do Athletic tentou subir, não alcançou e por pouco a bola não surpreendeu o goleiro Saulo. Aos 17, a Ferroviária errou na saída de bola e Adilson Bahia aproveitou para bater rasteiro e ver a bola passar à direita do gol de Saulo. A Ferroviária assustou aos 22, com uma jogada muito bem trabalhada pelo lado esquerdo que terminou com o cruzamento na área, onde Paulinho Santos cabeceou por cima do travessão.

A Ferroviária abriu o placar aos 28 minutos: Vitor Ricardo recebeu a bola na esquerda e cruzou na pequena área, onde a defesa subiu de cabeça e afastou mal, mas Vitor Barreto aproveitou a sobra para pegar uma bomba de primeira, sem pulo, e acertar o lado direito do goleiro Glauco: 1 a 0!

O Athletic quase empatou aos 30, em uma cobrança de escanteio cobrada na segunda trave, onde o zagueiro Edson finalizou sozinho para fora. Aos 42, o time da casa voltou a levar perigo quando Gui Mendes lançou para Adilson Bahia, mas o zagueiro Gustavo Medina tentou cortar e encobriu Saulo, mas o próprio zagueiro conseguiu se recuperar e tirar a bola do gol.

O segundo tempo começou com um belo gol da Ferroviária aos 8 minutos. Saulo cobrou falta no campo de ataque, onde Pilar escorou para Felipinho, que ajeitou e, fora da área, acertou um forte chute rasteiro no canto direito do goleiro: 2 a 0!

O time mineiro assustou aos 10 minutos, quando Patrick Santos aproveitou cruzamento em cobrança de escanteio e, de frente para o gol, concluiu para fora. Aos 24, o árbitro chegou a assinalar o pênalti para o Athletic quando Douglas Pelé invadiu a área pela direita e foi derrubado por Judá Aguiar, em um lance muito contestado pelos afeanos. A arbitragem consultou o VAR e constatou impedimento no lance.

Aos 38, o Athletic chegou ao gol com Allan Dias, que recebeu lançamento em profundidade de Carlos Eduardo e, do lado direito da área, deu um toque sutil para encobrir Saulo: 2 a 1.

A equipe mineira impôs uma forte pressão e por pouco não fez o segundo aos 43, em um cruzamento que foi desviado pela própria zaga afeana e obrigou Saulo a se esticar para fazer uma grande defesa. Na cobrança do escanteio, a bola sobrou para Jemmes, sozinho, que finalizou em cima de Saulo. Aos 45, Adilson Bahia arriscou do meio de campo e quase surpreendeu Saulo, que viu a bola passar perto do travessão. O goleiro afeano fez outra defesa espetacular aos 50, em um chute frontal de Patrick Santos.

Aos 52, Carlos Eduardo, do Athletic, fez falta violenta em Pilar e levou o cartão vermelho direto. O lance gerou um tumulto, que também resultou na expulsão do afeano Xavier. No último lance do jogo, Lucas Rodrigues bateu falta e exigiu boa defesa do goleiro Glauco.

FICHA TÉCNICA

ATHLETIC-MG 1 x 2 FERROVIÁRIA
Local
: Arena Independência, em Belo Horizonte-MG;
Data/Horário: Domingo, 10 de setembro, 15h;
Arbitragem: Alisson Sidnei Furtado, auxiliado por Fabio Pereira e Cipriano da Silva Sousa (todos de Tocantins); VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ);
Cartões amarelos: Edson, Patrick Santos e Gui Mendes (Athletic); Vitor Ricardo, Lucas Rodrigues, Saulo, Ronaldo Alves e Pilar (Ferroviária);
Cartões vermelhos: Carlos Eduardo (Athletic); Xavier (Ferroviária);
Gols: Allan Dias (38′ do 2T para o Athletic; Vitor Barreto (28′ do 1T) e Felipinho (8′ do 2T) para a Ferroviária;

ATHLETIC-MG – Glauco; Ynaiã, Jemmes, Edson (Carlos Eduardo) e Vinicius; Rafinha, Patrick Santos e Falcão (Cleitinho); Douglas Pelé, Adilson Bahia e Gui Mendes (João Pedro). Técnico: Cícero Júnior;

FERROVIÁRIA – Saulo; Lucas Rodrigues, Ronaldo Alves, Gustavo Medina (Alysson Dutra)e Vitor Ricardo (Chico Bala); Pablo Gabriel, Paulinho Santos, Felipinho (Judá Aguiar) e Thomaz (Antônio); Vitor Barreto (Xavier) e Pilar. Técnico: Alexandre Lopes.

Fotos: Tiago Pavini/Ferroviária

Sair da versão mobile