InícioEsporteFerroviária defende 'invencibilidade' contra grandes

Ferroviária defende ‘invencibilidade’ contra grandes

A Ferroviária terá um fator animador a seu favor para o jogo desta quarta-feira (29), às 21h30, contra o São Paulo no Estádio da Fonte Luminosa, pela terceira rodada do Paulistão 2020. A equipe araraquarense defenderá uma invencibilidade contra grandes na Fonte, já que desde que voltou a disputar a Série A1 do estadual, em 2016, o clube grená ainda não perdeu em casa para o quarteto composto por Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos. Ao todo foram cinco jogos, com uma vitória e quatro empates. 

O São Paulo, no entanto, não integra o retrospecto, já que atuará pela primeira vez em Araraquara desde que a Locomotiva retornou à elite. 

O primeiro time a enfrentar a Ferroviária nesse período foi o Corinthians, em 21 de fevereiro de 2016, em um jogo que terminou empatado pelo placar de 2 a 2. Na ocasião, o alvinegro comandado pelo técnico Tite teve seus gols marcados por Lucca (pênalti) e Giovanni Augusto, enquanto o volante Juninho marcou os dois gols para o time araraquarense, então comandado pelo técnico português Sérgio Vieira.

Em 2017, no dia 19 de março, novamente o adversário foi o Corinthians, em um momento em que a Ferroviária lutava desesperadamente contra o rebaixamento. O então técnico afeano PC de Oliveira promoveu a estreia do goleiro Tadeu, que foi o destaque do jogo. O camisa 10 afeano Alan Mineiro fez o único gol da partida ao pegar o rebote de uma cobrança de pênalti que ele próprio bateu. A vitória por 1 a 0 foi fundamental para o time sair da zona de degola e foi relembrada por cinco meses, já que após esse resultado, o Corinthians de Fábio Carille ostentou uma invencibilidade de 34 jogos que resultou nos títulos paulista e brasileiro.

Em 2018, outro alvinegro pela frente, dessa vez o Santos, em um confronto que terminou empatado por 2 a 2 no dia 10 de fevereiro. Gabigol, que fazia sua reestreia pelo Peixe, abriu o placar no primeiro tempo. Na etapa complementar, Léo Castro chegou a empatar, mas rapidamente o Santos voltou a ficar à frente com gol de Eduardo Sasha. Na reta final do jogo, o zagueiro afeano Luan marcou o gol que igualou o marcador.

Pelo Paulistão 2019, a Ferroviária de Vinícius Munhoz enfrentou dois grandes na Fonte. Na primeira fase, o adversário foi o Palmeiras de Felipão, que mesmo com o grande investimento e a estreia do atacante Ricardo Goulart, viu o time araraquarense terminar o jogo com mais posse de bola (60%). O placar, no entanto, permaneceu inalterado e o jogo terminou em 0 a 0.

A Locomotiva se classificou para as quartas de final, onde teve pela frente o Corinthians de Fábio Carille. A Ferroviária abriu o placar com belo chute de longe do lateral direito Diogo Mateus, mas o alvinegro, nos minutos finais do jogo, empatou com Gustavo. No jogo de volta, o 1 a 1 se repetiu (gol de Júnior Urso para o Corinthians e Thiago Santos para a Ferroviária) e o alvinegro levou a melhor nos pênaltis por 4 a 3, resultado que eliminou a Locomotiva.

Vale considerar que além desses confrontos, a Ferroviária também enfrentou em casa outro grande do futebol brasileiro, o Fluminense, pela Copa do Brasil de 2016, em jogo que terminou empatado por 3 a 3. Fred fez dois gols para o Fluminense e a Ferroviária, após ter um jogador expulso e perder um pênalti, empatou ainda no primeiro tempo com Luan e Tiago Marques. Na etapa complementar, Tiago Marques virou o jogo para a equipe grená, mas Magno Alves igualou o marcador para o time carioca. No jogo de volta, porém, a Ferroviária acabou eliminada com uma derrota por 3 a 0 em Volta Redonda-RJ. 

Acostumada a ver jogos de igual para igual contra as grandes potências do futebol brasileiro na Fonte Luminosa, a torcida afeana espera que esse ímpeto se repita nesta quarta-feira, quando a Locomotiva jogará em busca de sua primeira vitória no Paulistão 2020.

 

Sair da versão mobile