A Ferroviária conseguiu se manter na elite do futebol paulista. O time araraquarense empatou com o Botafogo por 0 a 0 em jogo realizado na noite desta quarta-feira no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Em um duelo sem muitas emoções, o time da casa chegou a perder um gol feito com Francis no primeiro tempo, enquanto a melhor chance da Locomotiva foi uma bola na trave de Kelvy na etapa complementar.
A Locomotiva contou com uma combinação favorável de placares: o São Paulo venceu o São Bernardo por 1 a 0, enquanto o Santo André superou o Audax por 2 a 1 de virada. Com os resultados, São Bernardo e Audax caíram para a Série A2 de 2018. Do lado adversário, o empate também carimbou a classificação do Botafogo para a fase de mata-mata do Paulistão.
A equipe do técnico PC de Oliveira terminou o estadual com 13 pontos (três vitórias, quatro empates e cinco derrotas) e termina a competição na 14ª colocação, sendo o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
A Ferroviária disputará agora o Torneio do Interior, que contará com as equipes colocadas entre a 9ª e a 14ª posição. O regulamento da competição ainda não foi divulgado. Outra dúvida é em relação à permanência do técnico araraquarense PC de Oliveira, que se reunirá nos próximos dias com a diretoria afeana para definir seu futuro, mas tudo indica que ele deve retornar à Seleção Brasileira de Futsal, que disputará a Copa América na Argentina.
Ao final do jogo desta quarta em Ribeirão Preto, o zagueiro Luan resumiu o pensamento do elenco afeano. "Felizes nós não ficamos, pois almejávamos uma colocação melhor, mas ficamos aliviados por manter a Ferroviária no lugar que ela merece”, destacou.
O jogo
O jogo teve início com uma pressão maior por parte do Botafogo. Aos 12 minutos, a Ferroviária teve a chance de abrir o placar em cobrança de falta frontal batida por Alan Mineiro, que parou em uma defesa do goleiro Neneca, que estava bem colocado para encaixar a bola.
A torcida do time da casa chegou a comemorar gol aos 16 minutos, quando Francis recebeu a bola em posição de impedimento e marcou o gol, que prontamente foi anulado pela arbitragem. Aos 24, Francis dominou pela direita da área e chutou para a defesa de Tadeu, que caiu até seu canto direito para fazer a intervenção. O time da casa perdeu um gol feito aos quando Rafael Bastos fez boa jogada pela ponta direita e passou na medida para Francis, que, de frente para o gol, chutou de primeira por cima do travessão.
A Ferroviária voltou para o segundo tempo sem alterações e logo no primeiro minuto viu o adversário perder outra chance clara de gol com Francis, que recebeu dentro da área pela direita e escorregou no momento da finalização. Aos 11, a Ferroviária levou perigo com Kelvy, que chutou rasteiro, Neneca falhou no momento de fazer a defesa, a bola passou e acertou a trave, antes de voltar para as mãos do goleiro. Aos 23, Pituca acertou de longe e parou na defesa de Tadeu, que segurou com convicção. Aos 32, após cruzamento na área da Ferroviária, Wesley pegou de primeira e a bola passou por cima do travessão. Com pouca insistência das equipes nos minutos finais de jogo, a partida terminou sem gols, para alívio das duas equipes, que cumpriram seus objetivos.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 x 0 FERROVIÁRIA
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
Data/Horário: Quarta-feira, 29 de março, às 21h45.
Arbitragem: Rafael Gomes Felix da Silva, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa.
Cartões amarelos: Juninho e Patrick (Ferroviária).
BOTAFOGO – Neneca; Samuel Santos, Gualberto, Matheus Mancini e Fernandinho; Bileu (Vitinho), Marcão Silva, Diego Pituca e Rafael Bastos (Bernardo); Marcão e Francis (Wesley). Técnico: Moacir Júnior
FERROVIÁRIA – Tadeu; Patrick, Luan e Leandro Amaro; Jonathan, Fábio Souza, Juninho (Renato Xavier), Kelvy, Alan Mineiro (Zé Mário) e Willian Cordeiro; Tiago Marques (Leonardo). Técnico: PC de Oliveira.