Neste domingo (5), às 16 horas, a Ferroviária vai até o Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia-MG, onde enfrentará o Uberlândia pela última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D.
A Locomotiva ficará diante do único adversário que conseguiu derrotá-la até o momento na competição nacional. Na estreia do campeonato, com o gramado da Fonte Luminosa em manutenção, a equipe de Araraquara mandou sua partida para o Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, onde levou a pior para o time mineiro pelo placar de 3 a 0. Desde então, a Ferroviária se encontrou dentro de campo e somou dez vitórias e dois empates, com o recorde de onze partidas seguidas sem sofrer gols e a classificação conquistada com quatro rodadas de antecedência.
Na tabela de classificação do Grupo A6, o time do técnico Elano lidera com 32 pontos, seguido de Boa Esporte-MG (23), Uberlândia-MG (22), Caldense-MG (21), sendo esses quatro já classificados para a segunda fase. Completam a chave Rio Branco de Venda Nova-ES (18), Rio Branco-ES (12), Patrocinense-MG (7) e Águia Negra-MS (6).
Na classificação geral, a Ferroviária possui a segunda melhor campanha entre os 64 participantes, com apenas um ponto a menos que o Castanhal-PA. Se a primeira fase terminasse neste momento, a Locomotiva enfrentaria na segunda fase o Brasiliense, quarto colocado do Grupo A5 com 20 pontos, time que conta em seu elenco com o ex-afeano Alan Mineiro.
Para compor sua escalação, o técnico Elano não poderá contar com o zagueiro Léo Rigo, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Por outro lado, ele terá à sua disposição o meia Alisson Taddei, que retorna de suspensão. A escalação, no entanto, só será divulgada momentos antes da partida.
Mesmo com sua equipe já classificada, o treinador afeano destacou a relevância da partida. "A primeira fase foi extremamente disputada e se encerra neste domingo em Uberlândia, mas é um jogo muito importante para nós, pois temos que manter o mesmo foco e estamos treinando forte na semana para isso. Sabemos também que no mata-mata teremos que minimizar cada vez mais os erros, já que será contra adversários difíceis, em dois jogos, e precisamos estar concentrados desde agora", analisou.
A segunda fase será disputada no sistema de mata-mata e terá início com 32 equipes. Em confrontos eliminatórios com partidas de ida e volta, o chaveamento segue até a grande final, que está marcada para os dias 7 e 14 de novembro. Os quatro clubes que alcançarem as semifinais garantem as vagas para o Campeonato Brasileiro Série C 2020.
FICHA TÉCNICA
UBERLÂNDIA x FERROVIÁRIA
Local: Parque do Sabiá, em Uberlândia-MG
Data/Horário: Domingo, 5 de setembro, 16h;
Arbitragem: Joelson Nazareno Ferreira Cardoso (PA), auxiliado por Frederico Soares Vilarinho (MG) e Augusto Magno de Ramos (MG);
UBERLÂNDIA – Roballo; Kellyton, Sosa, Bruno Maia e Maicon; João Paulo, Nailson e Daniel Costa; Alípio, Ingro e Wandinho. Técnico: Chiquinho Lima;
FERROVIÁRIA – Saulo; Gustavo Medina, Róger Bernardo e Bruno Leonardo; Bernardo, Marquinhos PH, Léo Castro e Bruno Santos; Jéfinho e Júlio Vitor. Técnico: Elano.
JOGOS DO PRIMEIRO TURNO
1ª rodada
5 de junho, sábado, 17h
Ferroviária 0 x 3 Uberlândia
2ª rodada
13 de junho, domingo, 16h
Caldense 0 x 1 Ferroviária
3ª rodada
19 de junho, sábado, 17h
Ferroviária 1 x 0 Rio Branco VN
4ª rodada
27 de junho, domingo, 15h
Rio Branco-ES 0 x 3 Ferroviária
5ª rodada
3 de julho, sábado, 17h
Ferroviária 7 x 0 Águia Negra
6ª rodada
10 de julho, sábado, 17h
Ferroviária 1 x 0 Patrocinense
7ª rodada
17 de julho, sábado, 17h
Boa Esporte 0 x 0 Ferroviária
JOGOS DO SEGUNDO TURNO
8ª rodada
25 de julho, domingo, 15h
Ferroviária 2 x 0 Boa Esporte
9ª rodada
1º de agosto, domingo, 16h
Patrocinense 0 x 2 Ferroviária
10ª rodada
8 de agosto, domingo, 16h
Águia Negra 0 x 1 Ferroviária
11ª rodada
14 de agosto, sábado, 17h
Ferroviária 2 x 0 Rio Branco de Vitória
12ª rodada
22 de agosto, domingo, 15h
Rio Branco VN 0 x 0 Ferroviária
13ª rodada
28 de agosto, sábado, 17h
Ferroviária 3 x 1 Caldense
14ª rodada
5 de setembro, domingo, 16h
Uberlândia x Ferroviária