A Ferroviária volta a campo neste domingo, 11 de março, às 17 horas, contra a Ponte Preta no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela última rodada da primeira fase do Paulistão 2018. Os dois times entrarão em campo com pensamentos distintos. A Ferroviária não tem mais ambições no torneio, já que não possui mais chances de classificação e também não sofre nenhum risco de rebaixamento, enquanto o adversário precisa pontuar para não depender de outros resultados visando sua permanência na elite.
O time araraquarense acumulou 12 pontos com uma campanha de duas vitórias, seis empates e três derrotas. Ocupa a quarta colocação do Grupo C, que já tem Palmeiras (23) e Grêmio Novorizontino (17) garantidos na segunda fase. Na classificação geral, que definirá os dois times que cairão para a Série A2 de 2019, a Locomotiva ocupa a 12ª posição. Nem mesmo a briga por uma das três vagas para a Série D de 2019 serve para inspirar a Locomotiva, já que Novorizontino, Ituano e São Caetano conquistaram antecipadamente esse benefício.
Por outro lado, a Ponte Preta entrará em campo pressionada e inclusive com chances de descenso. Com 11 pontos, o time de Campinas precisa de pelo menos um ponto para se confirmar na elite do ano que vem. O problema é que a sequência de resultados ruins ocasionou uma crise que resultou na demissão do técnico Eduardo Baptista. Quem comanda o time hoje é o auxiliar João Brigatti, que contará com a volta do lateral Orinho, que cumpriu suspensão na rodada anterior. Os atacante Felipe Saraiva e Felippe Cardoso, recuperados de lesão, também ficam à disposição.
Incógnita na escalação grená
O técnico PC de Oliveira realizou suas últimas atividades de preparação na manhã deste sábado na Fonte Luminosa, antes de a equipe seguir viagem no início da tarde. Como o treinamento foi novamente fechado para a imprensa, não se sabe se o técnico vai repetir sua escalação ou promoverá algumas mudanças com o intuito de poupar atletas para o Troféu do Interior, que envolverá as equipes que não se classificaram e que não foram rebaixadas.
Quem deve fazer sua despedida com a camisa grená é o volante Bruno Silva, que atuou como titular em todos os jogos até o momento. O atleta, que também atua como zagueiro, foi contratado pelo Vasco, time pelo qual será inscrito na Copa Libertadores da América.
O Troféu do Interior dará ao seu campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2019 e só terá sua tabela divulgada no início da semana.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA x FERROVIÁRIA
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
Data/Horário: Domingo, 11 de março, 17h.
Arbitragem: Thiago Duarte Peixoto, auxiliado por Rogerio Pablos Zanardo e Gustavo Rodrigues de Oliveira.
PONTE PRETA – Ivan; Emerson, Renan Fonseca, Luan Peres e Jeferson; João Vitor, Marciel, Daniel e Léo Artur; Gabriel Vasconcelos e Silvinho. Técnico: João Brigatti.
FERROVIÁRIA – Tadeu; Alisson, Patrick, Luan e Diogo Mateus; Bruno Silva, Moacir e Velicka; Léo Castro, Hygor e Misael. Técnico: PC Oliveira.
JOGOS DA 12ª RODADA
Domingo, 11 de março, 17h
São Paulo x Red Bull Brasil
Ituano x Palmeiras
Santos x São Bento
Botafogo x Corinthians
Mirassol x Linense
Santo André x Grêmio Novorizontino
Ponte Preta x Ferroviária
Bragantino x São Caetano
CLASSIFICAÇÃO
Grupo A
1 – Corinthians – 20 pontos
2 – Ituano – 17 pontos
3 – Bragantino – 16 pontos
4 – Linense – 9 pontos
Grupo B
1 – São Paulo – 14 pontos
2 – São Caetano – 14 pontos
3 – Ponte Preta – 11 pontos
4 – Santo André – 8 pontos
Grupo C
1 – Palmeiras – 23 pontos
2 – Novorizontino – 17 pontos
3 – São Bento – 14 pontos
4 – Ferroviária – 12 pontos
Grupo D
1 – Santos – 18 pontos
2 – Botafogo – 16 pontos
3 – Red Bull – 13 pontos
4 – Mirassol – 11 pontos
• Zona de classificação para a segunda fase
• Zona de rebaixamento
JOGOS DA FERROVIÁRIA
17 de janeiro – Quarta-feira – 17h
Red Bull Brasil 0 x 0 Ferroviária
20 de janeiro – Sábado – 21h
Ferroviária 1 x 1 Ituano
24 de janeiro – Quarta-feira – 19h30
Corinthians 2 x 1 Ferroviária
29 de janeiro – Segunda-feira – 20h
Ferroviária 1 x 2 Botafogo
5 de fevereiro – Segunda-feira – 20h
Linense 1 x 2 Ferroviária
10 de fevereiro – Sábado – 16h30
Ferroviária 2 x 2 Santos
14 de fevereiro – Quarta-feira – 19h30
Ferroviária 2 x 1 Santo André
17 de fevereiro – Sábado – 19h
São Caetano 1 x 0 Ferroviária
25 de fevereiro – Domingo – 17h
São Paulo 0 x 0 Ferroviária
2 de março – Sexta-feira – 19h15
Ferroviária 2 x 2 Mirassol
8 de março – Quinta-feira – 17h
Ferroviária 0 x 0 Bragantino
11 de março – Domingo – 17h
Ponte Preta x Ferroviária