InícioEsporteFerroviária faz 1º jogo da final da Copa Paulista

Ferroviária faz 1º jogo da final da Copa Paulista

Locomotiva visita o Votuporanguense neste domingo em busca de vantagem

Chegou a hora da decisão! Ferroviária e Votuporanguense se enfrentarão neste domingo, 25 de novembro, às 11 horas, pelo jogo de ida da final da Copa Paulista 2018. A partida será realizada na Arena Plínio Marin, em Votuporanga, onde os dois times buscarão alguma vantagem para o jogo de volta, que será realizado na Fonte Luminosa, em Araraquara, no próximo domingo, 2 de dezembro, também às 11 horas.

Vaga em uma competição nacional

O campeão da Copa Paulista poderá escolher entre uma vaga no Brasileiro da Série D ou uma vaga na Copa do Brasil de 2019. Mas o presidente do Votuporanguense, Marcelo Stringari, já manifestou o interesse de disputar a Copa do Brasil, o que abre a possibilidade de a Locomotiva, mesmo se perder o título, garantir seu grande objetivo no ano, que é a vaga na Série D nacional. O interesse ainda não foi confirmado oficialmente pela diretoria do Votuporanguense.

Sem vantagem

A equipe de Araraquara possui a melhor campanha, porém sua única vantagem será o fato de poder fazer o jogo de volta em casa. O sistema de disputa da final é simples: quem tiver mais gols após os dois jogos será o campeão. Assim, em caso de igualdade de gols após as duas partidas, o título será decidido nos pênaltis.

Campanha da Ferroviária

Comandada pelo técnico Vinícius Munhoz, a Ferroviária foi líder de seu grupo na primeira fase com seis vitórias, quatro empates e duas derrotas. Na segunda fase, também foi líder com cinco vitórias e apenas uma derrota. 

Nas quartas de final, eliminou o Grêmio Novorizontino nos pênaltis por 4 a 2 após empatar por 1 a 1 fora e 2 a 2 em casa. Na semifinal, a equipe araraquarense eliminou o Red Bull com uma vitória por 2 a 0 em Campinas e um empate por 2 a 2 em Araraquara.

No total, a equipe grená somou 12 vitórias, 7 empates e 3 derrotas.

Campanha do Votuporanguense

Dirigido pelo técnico Rafael Guanaes, o Votuporanguense foi o terceiro colocado do Grupo 1 na primeira fase com cinco vitórias, um empate e quatro derrotas. Na segunda fase, foi líder do Grupo 7 com quatro vitórias, um empate e uma derrota.

Nas quartas de final, eliminou o Taubaté após vencer o jogo de ida em casa por 4 a 2 e perder fora por 1 a 0. Na semifinal, avançou sobre o Atibaia depois de empatar fora por 1 a 1 e vencer em casa por 3 a 0.

Assim, o time de Votuporanga somou 11 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. 

 

Situações opostas

A final da Copa Paulista opõe duas situações diferentes. De um lado, a Ferroviária, que já conquistou o título duas vezes (2006 e 2017), possui certa experiência na decisão, já que disputa a final pelo terceiro ano seguido. Nas duas edições anteriores, a Locomotiva perdeu nos pênaltis para o XV de Piracicaba em 2016 e venceu a Inter de Limeira, também nos pênaltis, em 2017. 

Do outro lado, o Votuporanguense, time fundado em 2009, chega à final pela primeira vez e espera conquistar o título para retribuir o carinho de sua torcida, que promete lotar o estádio neste domingo. Exemplo disso foram os 3 mil ingressos disponibilizados pelo Projeto Futebol Sustentável, que se esgotaram em menos de 24 horas. O programa, aliás, também deve beneficiar os torcedores de Araraquara na próxima semana.

Desfalques dos dois lados 

Cada time terá dois desfalques neste domingo. No Votuporanguense, o goleiro Paulo Roberto fica de fora por conta de uma cirurgia no nariz e segue sendo substituído por Bruno Pianissolla. Outra baixa é Rodolfo Valadares, atacante reserva, que foi expulso na goleada sobre o Atibaia. 

Na Ferroviária, o volante Higor Meritão levou o terceiro cartão amarelo contra o Red Bull e cumpre suspensão neste domingo, o que abre vaga para uma disputa interna entre Caíque, Fábio Souza e Fellipe Matheus. No ataque, o desfalque é o atacante Jorge Eduardo, que fraturou o nariz em uma dividida no jogo do último domingo. Tom, que se recuperou de uma lesão muscular e entrou em seu lugar durante o jogo, deve voltar a ser titular, já que é o artilheiro da equipe com nove gols.

Transmissão

Muitos torcedores da Ferroviária se mobilizaram em excursões e prometem apoiar o time em Votuporanga, que fica localizada a aproximadamente 250 quilômetros de Araraquara. 

Mas aqueles que ficarem na cidade poderão acompanhar pelo rádio, pela TV e pela internet. O jogo terá cobertura completa dos Campeões da Bola da Rádio Cultura (AM-790 ou pelo Portal Morada), pelo Youtube no canal da FPF TV e também pelo canal Fox Sports.

 

FICHA TÉCNICA

VOTUPORANGUENSE x FERROVIÁRIA
Local
: Arena Plínio Marin – Votuporanga (SP)
Data/Horário: Domingo, 25 de novembro, 11h;
Arbitragem: Salim Fende Chavez, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Alberto Poletto Masseira;

VOTUPORANGUENSE – Bruno Pianissolla; Sávio, Renato Justi, Paulo Henrique e Matheus Destro; Alísson, Ricardinho, Dudu e Léo Aquino; Bruno Baio e Erick Salles. Técnico: Rafael Guanaes;

FERROVIÁRIA – Gabriel Leite; Vinicius Pedalada, Elton, Gualberto e Arthur; João Cleriston, Caique (Fábio Souza ou Fellipe Matheus) e Léo Artur; Tom, Caio Mancha e Felipe Ferreira. Técnico: Vinicius Munhoz.

 

Sair da versão mobile