InícioNotíciasGeralFerroviária faz duelo decisivo com o Fluminense pela Copa do Brasil

Ferroviária faz duelo decisivo com o Fluminense pela Copa do Brasil

Após empate emocionante na Fonte, time araraquarense joga em Volta Redonda para avançar no torneio nacional

Esta quinta-feira, 12 de maio, é um dia histórico para a Ferroviária, que volta a fazer um duelo decisivo contra um dos times mais tradicionais do futebol brasileiro. A Locomotiva encara o Fluminense às 21h30 no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil 2016.
 
As duas equipes protagonizaram um jogo eletrizante na semana passada na Fonte Luminosa, onde a equipe araraquarense apresentou uma reação empolgante após sofrer dois gols e uma expulsão. O time grená chegou a virar o jogo por 3 a 2, mas o Flu acabou chegando ao empate por 3 a 3.
 
Por isso, para avançar, a equipe araraquarense precisará vencer o adversário por qualquer placar. Um empate por 0 a 0, 1 a 1 ou 2 a 2 daria a classificação ao Fluminense, enquanto um novo empate por 3 a 3 levaria a decisão para os pênaltis. A igualdade no placar só classificaria a Ferroviária se o empate for por mais de quatro gols.
 
Campanhas
 
A Ferroviária se classificou para a Copa do Brasil graças à conquista do título da Série A2 do ano passado. O time grená já havia disputado essa competição em 2007, quando foi eliminada ainda na primeira fase pelo Juventude (RS). Dessa vez, a Locomotiva conquistou a classificação inédita à segunda fase depois de passar pelo Salgueiro (PE) com uma vitória em casa por 1 a 0 e um empate em Pernambuco por 1 a 1.
 
Já o Fluminense, que conquistou o título da Copa do Brasil em 2007, se classificou para a segunda fase com uma vitória por 3 a 0 sobre o Tombense (MG), resultado que eliminou o jogo de volta. O time comandado pelo técnico Levir Culpi conquistou o título da Primeira Liga, mas sucumbiu diante do Botafogo na semifinal do Campeonato Carioca.
 
Despedidas
 
A Ferroviária teve um início de Paulistão surpreendente e ganhou grande destaque na mídia, mas caiu de rendimento na segunda metade da competição e por pouco não rebaixou à Série A2. Por isso, a partida em Volta Redonda é uma grande oportunidade para alguns atletas se despedirem com ‘chave de ouro’ da equipe, já que o elenco que disputou o Paulistão vive um verdadeiro desmanche e vários atletas estenderam o contrato apenas para entrarem em campo nesta quinta-feira.
 
É o caso do volante Juninho, que já teria acertado sua ida para o América-MG, time que disputará a elite do Brasileirão a partir do próximo final de semana. “Fiz um esforço para ficar no clube, porque quero muito participar desse jogo e encerrar o ciclo de forma positiva. Desperdiçamos uma boa oportunidade de conquistar algo importante no Paulistão e agora temos essa chance na Copa do Brasil. Vamos lá com o objetivo de deixar a Ferroviária ainda viva na competição”, destacou o meiocampista.
 
Baixas no elenco
 
Quando foi apresentado pela Ferroviária há 15 dias, o técnico Antônio Picoli já havia sido alertado pela diretoria sobre a possibilidade de uma saída de atletas importantes do elenco, por isso ele não se surpreendeu com a perda de nove jogadores antes do jogo de ida com o Fluminense. Mesmo com o compromisso dos atletas remanescentes de disputarem o jogo de volta, o treinador acabou perdendo mais algumas peças de seu esquema. Em relação ao time que entrou em campo na semana passada, outras três mudanças serão necessárias.
 
O goleiro Rodolfo foi expulso no jogo de ida e está suspenso. Seu substituto automático, Alexandre Cajuru, viajou com o grupo na tarde da última terça-feira, mas sentia dores no tornozelo. Ele fez tratamento intensivo para entrar em campo, mas não conseguiu se recuperar. Por isso, a vaga ficará com o estreante goleiro Matheus, de 29 anos, que teve sua contratação acelerada, foi apresentado na última terça-feira e fará sua estreia pela Locomotiva justamente no duelo decisivo desta quinta.
 
As outras duas baixas são nas laterais. O lateral-esquerdo Thallyson acertou com o Ceará, time pelo qual já foi até mesmo apresentado e integrado ao elenco. Já o lateral-direito Alex Silva voltou a sentir uma lesão no joelho que o tirou de várias rodadas do Paulistão e inclusive retornou ao Atlético-MG, time que o emprestou à Ferroviária. Com as baixas, o volante Renan deve ser improvisado na direita, enquanto Sávio, atleta revelado pelas categorias de base, atuará na esquerda.
 
Fluminense com mudanças

O Fluminense deve ter mudanças para o jogo de volta contra a Ferroviária. O jovem atacante Richarlison, de 19 anos, recebeu do técnico Levir Culpi a oportunidade de treinar entre os titulares no último treino e pode fazer sua estreia oficial pelo clube. Outra novidade da movimentação foi a entrada de Giovanni na equipe. Embora ainda não esteja confirmado na equipe que iniciará o confronto, o jogador lembrou um conselho de Levir e trabalha para buscar espaço. “Levir pede para quem estiver treinando no time de baixo não desanimar. Os treinamentos têm sido bons. Cabe a quem entrar fazer bem seu papel e brigar para ser titular” afirmou o atleta.
 
 
FICHA TÉCNICA
 
FLUMINENSE x FERROVIÁRIA
Local: Estádio Raulino Oliveira, Volta Redonda;
Data/Horário: 12 de maio, quinta-feira, 21h30;
Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira, auxiliado por Celso Luiz da Silva e Marconi Helbert Vieira (todos de MG).
 
FERROVIÁRIA – Matheus, Renan, Marcão, Luan e Sávio; Juninho, Rafael Miranda, Danielzinho e Wescley; João Paulo e Tiago Marques. Técnico: Antônio Picoli.
 
FLUMINENSE – Diego Cavalieri, Jonathan, Gum, Henrique e Wellington Silva; Edson, Cícero, Gustavo Scarpa, Marcos Junior e Osvaldo; Fred. Técnico: Levir Culpi.
 

 

Sair da versão mobile