Um jogo que vale todo o trabalho desenvolvido durante o ano. Assim pode ser definida a partida deste domingo (17), às 15 horas, no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, onde a Ferroviária receberá o Atlético-CE pelo jogo de volta das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D.
Após empatar por 1 a 1 na cidade de Horizonte-CE, o time grená precisa da vitória para conquistar sua vaga na semifinal e consequentemente o acesso, visto que os quatro primeiros colocados da Série D asseguram vaga na Série C de 2022. Como nenhuma equipe possui a vantagem do empate, uma nova igualdade no placar levaria a decisão para os pênaltis.
Campanhas
Na primeira fase, a Ferroviária terminou na liderança do Grupo A6 com 33 pontos (dez vitórias, três empates e uma derrota), com a segunda melhor colocação entre os 64 participantes da competição, atrás apenas do Castanhal-PA, que fez 36 pontos. Na segunda fase eliminou o Brasiliense-DF com um empate sem gols fora de casa e uma vitória por 1 a 0 em Araraquara. Nas oitavas de final, eliminou o Esportivo de Bento Gonçalves-RS com uma vitória por 2 a 1 no Sul e um empate por 1 a 1 em Araraquara.
Já o Atlético-CE terminou a fase inicial na quarta colocação do Grupo A3 com 22 pontos (seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas) e na segunda fase passou pelo Juazeirense-BA com um empate em casa por 1 a 1 e um empate sem gols na casa do adversário, resultados que levaram a decisão para os pênaltis, onde levou a melhor por 5 a 3. Nas oitavas de final, o oponente foi o Paragominas-PA e a classificação veio com uma vitória por 2 a 0 no Ceará e uma derrota fora de casa por 2 a 1.
Maior invencibilidade do Brasil
O time araraquarense vem de 18 jogos sem derrotas, a maior invencibilidade entre os 124 clubes que disputam as quatro divisões do Campeonato Brasileiro. A Locomotiva também possui a melhor campanha entre os oito times que seguem na briga pelo título, porém o técnico Elano pede cautela e concentração total para o confronto. "Esse é o momento que nós esperávamos. Quando começamos o trabalho, esse era o nosso objetivo, mas temos que ter em mente e sermos conscientes da dificuldade do jogo, ter os pés no chão e saber que é possível sim conseguirmos o nosso objetivo, mas sempre respeitando o nosso adversário", pontuou o treinador.
Neste sábado (16), Elano comandou o último treinamento para a partida e acertou os detalhes para compor sua escalação, que só será divulgada momentos antes do jogo. O certo é que ele tem todo o elenco à disposição, com a volta do volante Ian Luccas, que cumpriu suspensão na última partida e deve assumir a vaga de PH. Outra alteração que pode ocorrer é o retorno de Jefinho no lugar de Léo Castro.
Adversário
A delegação do Atlético-CE já se encontra concentrada em um hotel em Araraquara. O time chegou na sexta-feira (15) e neste sábado realizou um treinamento no Centro de Treinamento do Pinheirinho. Priorizando o jogo deste domingo, a equipe foi a campo com time reserva na última quarta-feira (13) pela fase preliminar da Copa do Nordeste e acabou eliminada ao perder para o Jacuipense por 1 a 0 no Estádio Barradão, em Salvador.
O time comandado pelo técnico Raimundo Wágner tem o desfaque do meio-campista Caio Acaraú, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e deve ter sua vaga ocupada por Hércules.
Sem torcida
Vale destacar que a partida que valerá a vaga na Série C de 2022 não contará com a presença do público na Fonte Luminosa. Isso porque o jogo do último domingo no Estádio Domingão não contou com a presença dos torcedores, visto que um decreto municipal de Horizonte-CE impediu a presença de público em seus espaços esportivos. Um acordo de reciprocidade estabelecido pelos clubes integrantes da Série D determina que quando um dos clubes não pode receber seus torcedores em seu estádio, o outro automaticamente também não poderá. Assim, a partida de volta também não será aberta aos torcedores.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA x ATLÉTICO-CE
Local: Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara;
Data/Horário: Domingo, 17 de outubro, 15h;
Arbitragem: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Henrique Neu Ribeiro e Helton Nunes; Árbitro de vídeo: Rodrigo Dalonso Ferreira;
FERROVIÁRIA – Saulo; Gustavo Medina, Léo Rigo e Bruno Leonardo; Bernardo, Marquinhos, Ian Luccas, Júlio Vitor e Bruno Santos; Jefinho (Léo Castro) e Gleyson. Técnico: Elano Blumer;
ATLÉTICO-CE – Carlão; Gustavo Silva, Edgar, Waldson e Bruno Nascimento; Daniel, Dudu Itapajé, Hércules e Claudivan; Erick Pulga e Ewerton Potiguar. Técnico: Raimundo Wágner.