Terá início neste sábado, 19 de janeiro, a trajetória da Ferroviária na edição 2019 do Campeonato Paulista da Série A1. O primeiro adversário será o Santos, em confronto marcado para as 17 horas no Estádio da Vila Belmiro, com transmissão ao vivo pela equipe dos Campeões da Bola da Rádio Cultura (AM-790 e Portal Morada) e pela TV pelo canal Premiere.
O regulamento do Paulistão 2019 será o mesmo da edição de 2018, com 16 clubes divididos em quatro grupos. A Locomotiva integra o Grupo C ao lado de Corinthians, Bragantino e Mirassol, o que significa que ela não enfrentará essas equipes na primeira fase, onde cada time joga em turno único com os demais clubes dos outros grupos. Os dois melhores de cada grupo de enfrentam nas quartas de final em jogos de ida e volta, assim como as semifinais e finais. Já os dois piores da classificação geral serão rebaixados para a Série A2 de 2020.
Essa será a quarta participação consecutiva da Ferroviária na elite do futebol paulista. Nas três edições anteriores (2016, 2017 e 2018), o time se salvou do rebaixamento nas últimas rodadas, por isso a torcida espera um pouco mais de tranquilidade para 2019.
Elenco reformulado
Para comandar a reformulação no elenco, a diretoria afeana manteve o técnico Vinícius Munhoz, que comandou a equipe no vice-campeonato da Copa Paulista de 2018. Daquele plantel, o treinador manteve os goleiros Gabriel Leite e José Guilherme, os zagueiros Gualberto, Elton e Luiz Felipe, o lateral Arthur, o volante Higor Meritão, os meias Léo Artur, Íkaro e Fellipe Matheus, e os atacantes Felipe Ferreira e Jorge Eduardo.
Entre os atletas conhecidos da torcida que retornaram para o estadual estão o goleiro Tadeu, os laterais Diogo Mateus e Alisson, e o atacante Hygor.
O time que tem como diretor de futebol o tetracampeão mundial Roque Júnior também procurou reforços no mercado e apresentou os zagueiros Rayan (Paraná) e Rodrigão (Boa Esporte), o lateral esquerdo Julinho (Sampaio Corrêa), os meio-campistas PH (Boa Esporte) e Tony (Juventude) e Anderson Uchôa (Fortaleza) e os atacantes Maurinho (Avaí), Lúcio Flávio (Paysandu) e Uilliam (Sampaio Corrêa).
Jogos-treino
Durante a pré-temporada, a Ferroviária realizou três jogos-treino. No primeiro, perdeu para o Sertãozinho por 3 a 1 na Fonte Luminosa (com o gol afeano marcado por Lúcio Flávio). Em seguida, também na Fonte, venceu o Mirassol por 1 a 0 (gol de pênalti de Lúcio Flávio). Seu último teste também foi contra o Mirassol, porém na casa do adversário, onde perdeu por 2 a 0.
Após os dois compromissos, o técnico Vinícius Munhoz não revelou a escalação que pretende colocar em campo neste sábado.
Retrospecto
Nos dois últimos jogos envolvendo Ferroviária e Santos, o Peixe não conseguiu superar a Ferroviária. No Paulistão do ano passado, no último encontro entre eles, a partida realizada na Fonte Luminosa terminou empatada por 2 a 2, com gols de Eduardo Sasha e Gabriel para o Santos, Léo Castro e Luan para a Locomotiva. Já pelo Paulistão de 2017, a Ferroviária levou a melhor em plena Vila Belmiro pelo placar de 1 a 0, com o gol marcado por Leandro Amaro de cabeça.
Já o histórico de jogos favorece ao Santos. Segundo pesquisa do historiador e escritor Vicente Henrique Baroffaldi, as equipes já se enfrentaram 73 vezes em jogos oficiais, onde o Alvinegro Praiano leva vantagem com 39 vitórias, contra 15 da Ferroviária e 19 empates. A Ferroviária marcou 76 gols nesses jogos, enquanto o Santos fez 136.
Próximo compromisso
Após a estreia deste sábado, a Ferroviária retornará para Araraquara e iniciará sua preparação para seu primeiro jogo em casa, onde reencontrará a torcida na Fonte Luminosa. O duelo será contra a Ponte Preta e está marcado para a próxima quarta-feira, 23 de janeiro, às 17 horas.
FICHA TÉCNICA
SANTOS x FERROVIÁRIA
Local: Estádio da Vila Belmiro, Santos;
Data/Horário: Sábado, 19 de janeiro, 17 horas;
Arbitragem: Vinícius Gonçalves Dias Araújo, auxiliado por Anderson de Moraes Coelho e Bruno Salgado Rizo;
SANTOS – Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Orinho; Alison, Diego Pituca e Jean Mota; Dérlis González, Felippe Cardoso e Bruno Henrique. Técnico: Jorge Sampaoli.
FERROVIÁRIA – Tadeu, Alisson, Gualberto, Elton (Rodrigão) e Arthur (Julinho); Anderson Uchôa, Hygor Meritão (PH), Léo Artur e Tony (Maurinho); Felipe Ferreira e Lúcio Flávio. Técnico: Vinícius Munhoz.
Clique aqui para conferir a tabela completa
JOGOS DA FERROVIÁRIA
Sábado, 19 de janeiro, 17h
Santos x Ferroviária
Quarta-feira, 23 de janeiro, 17h
Ferroviária x Ponte Preta
Segunda-feira, 28 de janeiro, 20h
Botafogo x Ferroviária
Quinta-feira, 31 de janeiro, 21h
Ferroviária x Ituano
Segunda-feira, 4 de fevereiro, 20h
Ferroviária x Red Bull
Sexta-feira, 8 de fevereiro, 21h
São Bento x Ferroviária
Domingo, 17 de fevereiro, 17h
Ferroviária x Palmeiras
Segunda-feira, 25 de fevereiro, 19h
Ferroviária x Oeste
Sábado, 2 de março (a confirmar)
Guarani x Ferroviária
Domingo, 10 de março (a confirmar)
São Paulo x Ferroviária
Domingo, 17 de março (a confirmar)
Ferroviária x São Caetano
Quarta-feira, 20 de março (a confirmar)
Novorizontino x Ferroviária
GRUPOS DO PAULISTÃO 2019
Grupo A: Santos, São Caetano, Red Bull Brasil, Ponte Preta
Grupo B: Palmeiras, Novorizontino, São Bento, Guarani
Grupo C: Corinthians, Bragantino, Ferroviária, Mirassol
Grupo D: São Paulo, Botafogo de Ribeirão, Ituano, Oeste