A Ferroviária se encontra em uma situação cada vez mais delicada no Paulistão 2023. Na noite desta terça-feira (7), a Locomotiva completou seis jogos sem vitórias ao ser goleada pelo Mirassol por 4 a 1 no Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol, pela 7ª rodada do estadual. Negueba, Danielzinho e Lucas Ramon marcaram os gols do time da casa, enquanto John Kennedy fez o gol afeano e voltou a se isolar na artilharia do campeonato com cinco gols.
Com a derrota, a equipe araraquarense entrou na zona de rebaixamento, que envolve os dois últimos colocados entre os 16 participantes da classificação geral. Com 4 pontos (uma vitória, um empate e cinco derrotas), o time grená é o penúltimo colocado, à frente apenas do Ituano, com 3 pontos. Os dois times também integram o Grupo C, atrás de Corinthians (13) e São Bento (9). Apenas os dois primeiros colocados de cada chave avançarão às quartas de final. O jogo desta terça, no entanto, foi apenas o primeiro da rodada, o que significa que a vantagem dos concorrentes diretos pode aumentar e complicar ainda mais a Locomotiva.
Na próxima rodada, a Ferroviária terá pela frente o Botafogo de Ribeirão Preto, em confronto agendado para este sábado (11), às 18h30, na Fonte Luminosa. Posteriormente, a equipe araraquarense enfrentará ainda Portuguesa (15 de fevereiro, em São Paulo), Guarani (18 de fevereiro em Araraquara), Palmeiras (26 de fevereiro em São Paulo) e Inter de Limeira (5 de março em Araraquara).
O jogo
A Ferroviária foi surpreendida logo aos 4 minutos de jogo, quando Camilo recebeu no meio e acionou Negueba, que recebeu no lado direito da área e bateu cruzado no canto esquerdo de Saulo, que viu a bola estufar a rede: 1 a 0.
A Ferroviária ficou muito perto do empate aos 14, quando Felipe Ferreira cobrou falta com categoria e a bola acertou o travessão do goleiro Alex Muralha. Aos 28, foi a vez de Thomaz arriscar um chute de longe e ver a bola passar à direita do gol.
O técnico Elano promoveu duas mudanças com o intuito de dar mais ofensividade ao time, com Douglas Coutinho e Xavier nas vagas de Augusto e André Lima, mas não teve tempo para a estratégia surtir efeito, já que o Mirassol ampliou aos 34, quando Kauan finalizou dentro da área, foi travado e a bola sobrou para Danielzinho, que acertou um belo chute no canto direito de Saulo: 2 a 0.
Aos 40, Danielzinho quase fez seu segundo gol quando recebeu na entrada da área e bateu colocado no ângulo esquerdo de Saulo, que se esticou para espalmar.
A Ferroviária voltou do segundo tempo com a mesma formação, porém sofreu o gol logo aos 7 minutos. Em cobrança de escanteio cruzada na área, Saulo espalmou e a bola chegou a Neueba, que cabeceou de volta para a área, onde Lucas Ramon desviou de cabeça para o gol e surpreendeu o goleiro afeano: 3 a 0.
Aos 9 minutos, a Ferroviária levou perigo em uma bola cabeceada por Tailson, que obrigou o goleiro a fazer a defesa em seu canto esquerdo.
Elano promoveu a entrada do estreante Tonny Anderson na entrada de Tailson e foi ele quem iniciou a jogada aos 16 minutos, quando Kelvyn cruzou na segunda trave para John Kennedy subir mais que a defesa e cabecear para estufar a rede no canto esquerdo de Alex Muralha: 3 a 1.
O Mirassol fez seu quarto gol aos 31, quando Gabriel cobrou escanteio na primeira trave e Kauan subiu mais que a zaga afeana para desviar de cabeça e surpreender Saulo: 4 a 1.
Aos 43, o zagueiro afeano Alisson Cassiano aproveitou cruzamento na área e cabeceou no canto esquerdo de Alex Muralha, mas Marcelo salvou em cima da linha.
FICHA TÉCNICA
MIRASSOL 4 x 1 FERROVIÁRIA
Local: Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol;
Data/Horário: Terça-feira, 7 de fevereiro, 19h30;
Arbitragem: Fabiano Monteiro dos Santos, auxiliado por Evandro de Melo Lima e Leonardo Tadeu Pedro; Adriano de Assis Miranda (VAR);
Público: 2.287 pagantes;
Renda: R$ 49,5 mil;
Cartões amarelos: Negueba (Mirassol); Alisson Cassiano e Heitor (Ferroviária);
Gols: Negueba (4′ do 1T), Danielzinho (34′ do 1T), Lucas Ramon (7′ do ‘T) e Kauan (31′ do 2T) para o Mirassol; John Kennedy (16’ do 2T) para a Ferroviária;
MIRASSOL – Alex Muralha; Lucas Ramon, Thalisson Kelven, Luiz Gustavo e Guilherme Biro; Flávio (Marcelo), Danielzinho (Gabriel) e Camilo (Zé Mateus); Fernandinho (Luan), Negueba e Kauan (Silvinho). Técnico: Ricardo Catalá;
FERROVIÁRIA – Saulo; Ronaldo Alves, Augusto (Douglas Coutinho) e Alisson Cassiano; Heitor, André Lima (Xavier), Thomaz e Tailson (Tonny Anderson); John Kennedy e Felipe Ferreira. Técnico: Elano Blumer.
Fotos: Tiago Pavini/Ferroviária
JOGOS DA FERROVIÁRIA NO PAULISTÃO 2023
Rodada 1
ÁGUA SANTA 1 x 3 FERROVIÁRIA
15 de janeiro – Domingo – 11h
Estádio Distrital do Inamar – Diadema
Rodada 2
FERROVIÁRIA 1 x 2 SÃO PAULO
19 de janeiro – Quinta-feira – 19h30
Fonte Luminosa – Araraquara
Rodada 3
FERROVIÁRIA 1 x 2 SANTO ANDRÉ
22 de janeiro – Domingo – 20h30
Fonte Luminosa – Araraquara
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 4
RED BULL BRAGANTINO 2 x 0 FERROVIÁRIA
25 de janeiro – Quarta-feira – 19h
Estádio Nabi Abi Chedid – Bragança Paulista
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 5
SANTOS 1 x 1 FERROVIÁRIA
28 de janeiro – Sábado – 18h30
Vila Belmiro – Santos
Transmissão: TNT, HBO Max
Rodada 6
FERROVIÁRIA 0 x 1 SÃO BERNARDO
4 de fevereiro – Sábado – 16h
Fonte Luminosa – Araraquara
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 7
MIRASSOL 4 x 1 FERROVIÁRIA
7 de fevereiro – Terça-feira – 19h30
Estádio José Maria de Campos Maia – Mirassol
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 8
FERROVIÁRIA x BOTAFOGO
11 de fevereiro – Sábado – 18h30
Fonte Luminosa – Araraquara
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 9
PORTUGUESA x FERROVIÁRIA
15 de fevereiro – Quarta-feira – 20h30
Canindé – São Paulo
Transmissão: Paulistão Play, Premiere, TNT, HBO Max
Rodada 10
FERROVIÁRIA x GUARANI
18 de fevereiro – Sábado – 16h
Fonte Luminosa – Araraquara
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 11
PALMEIRAS x FERROVIÁRIA
26 de fevereiro – Domingo – 18h30
Allianz Parque – São Paulo
Transmissão: TNT, HBO Max
Rodada 12
FERROVIÁRIA x INTER DE LIMEIRA
5 de março – Domingo – 16h
Fonte Luminosa – Araraquara
Paulistão Play, Premiere