InícioEsporteFerroviária perde para a Ponte Preta

Ferroviária perde para a Ponte Preta

Derrota pelo Paulistão encerra série invicta que durava 23 jogos

A sequência de 23 jogos de invencibilidade da Ferroviária foi quebrada na noite desta quarta-feira (9), quando perdeu de virada para a Ponte Preta por 2 a 1 no Estádio da Fonte Luminosa, em partida válida pela quinta rodada do Paulistão 2022. Gegê abriu o placar para a Locomotiva, que viu o time campineiro virar com gols de Lucca e Ribamar.

Com o resultado, a equipe araraquarense permanece com 6 pontos (uma vitória, três empates e uma derrota), na vice-liderança do Grupo B, atrás de São Bernardo (7) e à frente de São Paulo (4) e Novorizontino (1).

Na próxima rodada, a Ferroviária do técnico Elano voltará a atuar fora de seus domínios e enfrentará o Santo André em compromisso marcado para o próximo sábado (12), às 18h30, no Estádio Municipal Bruno José Daniel, em Santo André. Na sétima rodada, o adversário será o Palmeiras na quarta-feira, 16 de fevereiro, às 19h, na Fonte Luminosa, em Araraquara.

 

O jogo

A Ferroviária apresentou um bom volume de jogo no início da partida e assustou logo aos 3 minutos, quando João Lucas fez o cruzamento pela esquerda para Bruno Mezenga, que mergulhou de cabeça e a bola acertou a trave esquerda do goleiro Ygor Vinhas.

A Locomotiva abriu o marcador aos 8 minutos. Em cobrança de falta pelo lado direito da intermediária, Gegê bateu cruzado e surpreendeu o goleiro Ygor Vinhas, que viu a bola passar por toda a área, quicar e entrar em seu ângulo direito: 1 a 0!

A Ponte empatou aos 19, quando Fessin cobrou escanteio dentro da pequena área, onde Lucca apareceu de cabeça para deslocar Saulo e estufar a rede: 1 a 1.

Aos 23, o time de Campinas quase virou o marcador quando Pedro Júnior recebeu bela assistência dentro da área e finalizou rasteiro à esquerda do gol de Saulo. A Ferroviária teve um grande momento no jogo aos 30 minutos, quando Bruno Mezenga arriscou de fora da área e exigiu uma grande defesa do goleiro Ygor Vinhas. Na sequência da jogada, a bola sobrou para Orejuela, que dominou no peito e acertou uma bomba que obrigou o goleiro a fazer uma defesa à queima-roupa. 

Um minuto depois, foi a vez de Rafael Luiz aproveitar o corta-luz de Orejuela para finalizar rasteiro, à esquerda do gol. Aos 37, Orejuela arriscou um forte chute de longe que passou rente à trave esquerda de Ygor Vinhas. Aos 42, o goleiro da Ponte fez outra boa intervenção ao espalmar em seu canto direito outra finalização rasteira de Orejuela.

No segundo tempo, as equipes voltaram sem alterações, mas demorou 18 minutos para sair o primeiro lance de perigo, com um chute rasteiro de fora da área de Bruno Mezenga, que parou no goleiro.

A Locomotiva sofreu o gol da virada aos 38 minutos, quando Fabrício bateu falta de longe, a bola desviou na defesa e sobrou para o estreante Ribamar, que tocou no canto esquerdo de Saulo. À princípio, a arbitragem assinalou o impedimento, porém a revisão no VAR anulou a marcação inicial e validou o gol: 2 a 1.

Com pouco tempo para a reação, a Ferroviária trocou passes no meio, mas só conseguiu criar uma oportunidade clara de gol no útimo lance, após cobrança de escanteio que quase terminou em um gol-contra do goleiro, que acertou a bola no próprio companheiro e quase foi surpreendido. Apesar da pressão, a partida terminou com a vitória da Ponte Preta por 2 a 1.

Regulamento

Nessa primeira fase do Paulistão 2022, os clubes enfrentam todos os oponentes dos outros três grupos em turno único na fase inicial, classificando os dois primeiros colocados de cada chave, que se enfrentam nas quartas de final. A partir das quartas de final, a competição passa a ser disputada no sistema de mata-mata, em jogo único, assim como a semifinal. 

Somente a final será realizada com duelos de ida e volta. Duas equipes serão rebaixadas para a Série A2 de 2023 e essa definição, assim como nos anos anteriores, será baseada na pontuação obtida pelas equipes na classificação geral da primeira fase, sem considerar os grupos.

FICHA TÉCNICA

FERROVIÁRIA 1 x 2 PONTE PRETA
Local
: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Quarta-feira, 9 de fevereiro, 21h30;
Arbitragem: Thiago Lourenço de Mattos, auxiliado por Neuza Inês Back e Paulo César Modesto; VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral;
Cartões amarelos: Bruno Mezenga (Ferroviária); Léo Naldi e João Pedro (Ponte Preta);
Gols: Gegê (8' do 1T) para a Ferroviária; Lucca (19' do 1T) e Ribamar (38' do 2T) para a Ponte Preta;

FERROVIÁRIA – Saulo; Bernardo, Bruno Leonardo, Didi e João Lucas (Vidal); Thomaz, Uillian Correia (Tony), Rafael Luiz e Gegê (Gleyson); Orejuela (Murilo Rangel) e Bruno Mezenga (Tcharlles). Técnico: Elano Blumer;

PONTE PRETA – Ygor Vinhas; Kevin, Thiago Lopes, Fabrício e Guilherme Santos (Jean Carlos); Léo Santos, Léo Naldi (André Luiz), Wesley (Moisés Ribeiro) e Fessin (Ribamar); Pedro Júnior (João Pedro) e Lucca. Técnico: Gilson Kleina.

 

JOGOS DA FERROVIÁRIA NA 1ª FASE

1ª rodada – 25/1 – Terça-feira – 21h
Corinthians 0 x 0 Ferroviária

2ª rodada – 29/1 – Sábado – 18h30
Ferroviária 1 x 0 Água Santa

3ª rodada – 1/2 – Terça-feira – 21h
Botafogo 1 x 1 Ferroviária

4ª rodada – 6/2 – Domingo – 20h30
Ferroviária 1 x 1 Red Bull Bragantino

5ª rodada – 9/2 – Quarta-feira – 21h30
Ferroviária 1 x 2 Ponte Preta

6ª rodada – 12/2 – Sábado – 18h30
Santo André x Ferroviária

7ª rodada – 16/2 – quarta-feira – 19h
Ferroviária x Palmeiras

8ª rodada – 20/2 – domingo – 20h30
Inter de Limeira x Ferroviária

9ª rodada – 26/2 – sábado – 20h30
Ituano x Ferroviária

10ª rodada – 5/3 – sábado – 18h30
Ferroviária x Santos

11ª rodada – 12/3 – sábado – 16h
Guarani x Ferroviária

12ª rodada – 20/3 – domingo – 16h
Ferroviária x Mirassol

Clique aqui para conferir a tabela completa

Sair da versão mobile