InícioEsporteFerroviária recebe Troféu Fair Play do Paulistão

Ferroviária recebe Troféu Fair Play do Paulistão

Locomotiva foi considerada a equipe mais disciplinada do estadual

Em seu terceiro ano consecutivo disputando a elite do futebol paulista, a Ferroviária conquistou o Troféu Fair Play, premiação oferecida pelo Panathlon Club São Paulo em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF) desde 1995.

O critério adotado para determinar o título à equipe mais disciplinada do Paulistão, é estabelecido por um sistema em que é descontado um ponto do clube para cada cartão amarelo recebido na fase de grupos e três no caso de expulsão. A Ferroviária teve apenas 13 pontos perdidos, e assegurou o troféu – no ano passado, o título ficou com a equipe do Santos, que teve 21 pontos.

“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à Ferroviária, através do seu presidente Carlos Alberto, pela conquista do troféu e pela presença no convívio do Panathlon Club. Tradicional no interior de São Paulo, a Ferroviária mostra sua qualidade e a seriedade da equipe técnica e de gestão, tornando-se espelho para as categorias de base do clube. Este troféu merece ser comemorado, exaltado e deve servir de exemplo para a sociedade de Araraquara”, exaltou o presidente da Panathlon Club de São Paulo, Paulo Teixeira.

O Troféu Fair Play foi entregue para o presidente do clube, Carlos Alberto Salmazo, em evento que o Panathlon Club São Paulo promoveu no último dia 18 de abril, no Clube Esperia, na capital paulista, onde o presidente da AFE destacou a presença dos diretores, membros e associados do Panathlon, e o comportamento vitorioso da equipe durante a competição.

“Em 12 jogos, recebemos apenas 13 cartões amarelos e nenhum cartão vermelho. Isso mostra o direcionamento da equipe e da comissão técnica em relação à disciplina e ao jogo limpo. Ficamos lisonjeados em representar a Ferroviária neste evento e sermos agraciados com esse troféu, que é motivo de muita alegria e orgulho para a instituição”, destacou Salmazo.

“O esporte une”

Organização não governamental, o Panathlon International possui finalidades éticas e culturais, procurando aprofundar, divulgar e defender os valores da atividade física e do esporte, vistos como instrumentos de formação e de preservação da pessoa e como meio de solidariedade entre homens e povos.

A palavra Panathlon, de origem grega, pode ser traduzida pela expressão “todos os esportes”. O lema”Ludis Iungit”, utilizado pela instituição, pode ser traduzido como “o esporte une”.

O primeiro Clube Panathlon foi constituído em Veneza, em 12 de junho de 1951. Em 1960, 67 Clubes de várias nações, reunidos em Assembléia na cidade de Pavia, fundaram o “Panathlon International”. Hoje o Panathlon International possui 261 Clubes com 12.000 sócios em vinte países da Europa, da América e da África, tendo como objetivo: incentivar a amizade, difundir, com ações sistemáticas e contínuas por parte dos diferentes setores dos seus órgãos, a concepção da atividade física e do esporte, inspirados no fair play e considerados como elemento da cultura dos homens e dos povos.

 

 

 

 

Sair da versão mobile